Média

Petição por mais cinema na RTP

Petição por mais cinema na RTP

A direcção de Programas da RTP2 invoca constrangimentos orçamentais para não avançar no curto prazo com um aumento das emissões de cinema no canal. A petição pública pedindo mais cinema regular no canal conta com perto de duas mil assinaturas.

No início da década a RTP2 passava qualquer coisa como seis filmes por semana, mais o "Onda Curta", referiu ao JN Miguel Domingues, um dos promotores da petição. "Neste momento passa dois filmes por semana mais o mesmo Onda Curta", acrescenta. O cineasta João Mário Grilo recorda que foi na televisão que aprendeu a ver muitos filmes com "As noites de Cinema" e "Cine-Clube".

Alice Vieira, que está entre alguns dos nomes da cultura que apoiam a petição (como Inês de Medeiros, Leonor Silveira, José Mattoso e os realizadores Jorge Paixão da Costa e Manuel Mozos entre outros), defende: "para mim cinema é no cinema, mas temos que pensar nas pessoas que estão longe do cinema por várias razões. E muitas vezes vejo-me a ir ao "Canal Memória" ver filmes que aguentariam perfeitamente na Dois. A RTP 2 deveria insistir mais no cinema e aí estaria a cumprir o seu papel".

Jorge Wemans, director de programas da RTP2 destaca que a estação pública "é a única a emitir todas as semanas um filme às 22.30horas (mais nenhum canal emite cinema em prime-time)". "Emite em média 17 filmes portugueses por ano, além de dar atenção às cinematografias europeias - em média mais de 40 por ano", aponta, sustentando que a emissão cinematográfica na Dois se faz "dentro da contigência dos filmes disponíveis e das condições orçamentais".

A RTP2 exibe actualmente, em média, 98 filmes por ano na "Sessão Dupla". De acordo com dados fornecidos pelo canal, em 2009, em 49 sessões, foram transmitidos 82 filmes estrangeiros e 18 portugueses. Esporadicamente, o canal exibe sessões especiais às 23.30horas ou 00.30horas das noites de semana, durante cinco dias consecutivos, trazendo à memória a rubrica "5 noites, 5 filmes".

Os feriados são também ocasião para eventuais exibições especiais, e o magazine "Janela Indiscreta", com Mário Augusto substituiu este ano "Bastidores". O programa de curta-metragens "Onda Curta" mantém-se.

Perante este cenário do cinema na estação de serviço público de televisão, a direcção de programas da RTP2 recebeu há dois meses uma petição pedindo mais cinema em transmissões regulares (ler caixa), preparada por alunos das escolas de cinema e assinado por vários cineastas e agentes do meio cultural português.

ver mais vídeos