As reportagens “Pobres como nós”, de Ricardo Rodrigues (foto), publicada pela “Notícias Magazine” (revista distribuída pelo JN), e “O silêncio dos dias”, de Maria Augusta Casaca, emitida pela TSF, venceram o prémio de jornalismo “Direitos Humanos e Integração” nas categorias de imprensa escrita e rádio. Os dois meios pertencem ao grupo Controlinveste.
A iniciativa promovida pela Comissão Nacional da UNESCO e pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social distinguiu ainda na categoria de meio audiovisual o trabalho “Esta é a nossa rua”, de Maria Margarida Abreu Metello.
Foram também atribuídas menções honrosas a “Homossexuais, o Estado Novo dizia que não havia, mas perseguia-os”, de São José Almeida, publicada pela Pública, “Os três mosqueteiros de Bulenga”, da Antena 1, e a peça “Mentes Inquietas”, da SIC, da autoria de Sofia Arêde, Jorge Pelicano e Marco Carrasqueira.
Publicada pela NM em Janeiro de 2009, a peça “Pobre como nós” tinha já sido galardoada com o prémio “Pela Diversidade. Contra a Discriminação”, promovido pela Comissão Europeia, em Outubro de 2009.
