O ex-candidato presidencial Manuel Alegre afirmou este domingo à agência Lusa que o PS e toda a esquerda sofreram uma derrota nas eleições e todos devem repensar-se, dizendo que os resultados não constituíram uma surpresa.
Corpo do artigo
"O PS e toda a esquerda têm de repensar-se. Esta é uma derrota do PS, mas é também uma derrota de toda a esquerda", declarou Manuel Alegre, antes de fazer um elogio ao secretário-geral do PS, José Sócrates.
"José Sócrates travou uma grande combate e travou esse combate com grande dignidade. O PS é um grande partido popular e democrático.
Numa situação muito difícil, dado o actual contexto internacional, o PS travou um combate muito difícil e em democracia não é desonra perder", sustentou o ex-candidato presidencial.
Nas suas declarações à agência Lusa, Manuel Alegre considerou que é preciso aceitar os resultados "com humildade democrática".
"Infelizmente, para mim, estes resultados não constituíram uma surpresa. O PS travou um grande combate, mas uma coisa é a mobilização do partido e outra coisa é a opinião pública", advertiu o ex-candidato presidencial.
Depois, Manuel Alegre referiu que, no passado democrático, o PS "já passou por situações idênticas e, com humildade, é preciso que dê a volta".
"Temos de repensar também o sistema político, porque a abstenção foi muito elevada", acrescentou.