Olegário Benquerença está entre os juízes nomeados pela Comissão de Arbitragem da FIFA para os jogos dos quartos-de-final do Mundial de 2010. O juiz de Leiria vai apitar o Uruguai-Gana, que se realiza amanhã, sexta-feira, às 19.30 horas, no Estádio Soccer City, em Joanesburgo. A nomeação não foi oficializada pela FIFA.
Corpo do artigo
Olegário Benquerença, que faz equipa com os assistentes Bertino Miranda e José Cardinal, irá, assim, cumprir o terceiro jogo como árbitro principal no Mundial da África do Sul. A presença no jogo entre uruguaios e ganeses faz com que o árbitro de Leiria seja o primeiro português a dirigir três jogos num só Mundial. Há quem tenha mais jogos num só torneio, como Joaquim Campos, António Garrido, Carlos Valente e Vítor Pereira, mas acumulando as funções de árbitro principal, árbitro assistente e quarto árbitro.
Recorde-se que Benquerença dirigiu com nota elevada dois jogos da primeira fase do Mundial. Estreou-se no Japão-Camarões (1-0), a 14 de Junho, na primeira jornada do Grupo E. A equipa dirigida pelo juiz de Leiria voltou a ser escolhida para o jogo Nigéria-Coreia do Sul, na última jornada do Grupo B, a 22 de Junho. Segundo foi possível apurar, no Holanda-Brasil de hoje (15 horas) estará o japonês Iuichi Nishimura, enquanto o Paraguai-Espanha, depois de amanhã (19.30), será arbitrado pelo guatemalteco Carlos Batres. Por apurar apenas o juiz do Argentina-Alemanha.