A cabeça de lista do BE por Setúbal, Mariana Aiveca, reconheceu este domingo a derrota da esquerda e do Bloco para que apontam os resultados, afirmando que venceu a direita com um programa que esteve "ausente da campanha".
Corpo do artigo
Na primeira reacção depois dos resultados oficiais preliminares, Mariana Aiveca disse que "não se conhecendo ainda todos os resultados [definitivos], eles apontam para a derrota da esquerda e em particular do Bloco de Esquerda".
"Nós queremos aqui com toda a humildade reconhecer" essa derrota, disse, antecipando que "tudo leva a crer que o Bloco de Esquerda ficará com os resultados eleitorais muito semelhantes àqueles que teve em 2005", antecipou.
Segundo a cabeça de lista por Setúbal, "todas e todos que votaram no Bloco de Esquerda, particularmente os jovens, podem acreditar que o partido fará da sua bancada parlamentar também uma bancada de contestação às políticas que vão ser postas em prática".
"As projecções indicam uma significativa vitória da direita. Conhecemos o programa que hão de pôr em prática estes partidos da direita. Esse programa é a partir de agora toda uma agenda política que constatamos e verificamos que não quiseram discutir durante a campanha eleitoral", disse.
Aiveca realça assim que é "por isso um programa ausente na campanha" que a dcireita vai pôr em prática.
"Significa então que a partir de agora o debate político no país e no Parlamento terá maior importância", antecipou.