É possível que um fabricante de moinhos de café venha a produzir bicicletas, motas e automóveis? A resposta é Peugeot. No livro da história da centenária marca francesa há páginas com cafeína, ferramentas e soluções de mobilidade em duas, três e quatro rodas. Vai um "café au lion"?
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Ao entrar na sede da Peugeot em Portugal, há uma série de miniaturas expostas num corredor. Ao contrário do que seria de esperar, não se trata de réplicas de automóveis à escala. "Começamos com moinhos de café. O nosso historial passa por moinhos de café, ferramentas e por uma série de produtos que não são relacionados com mobilidade. O que nos deu notoriedade ao longo do tempo foram as motas, as bicicletas e depois os carros. Somos a única marca automóvel que consegue ter uma oferta nas duas, três e quatro rodas neste momento." Nuno Marques, diretor de marketing de marca francesa salienta que a aposta forte da empresa continua a ser o setor automóvel mas revela a preocupação continua na inovação cujo exemplo mais recente é o Peugeot Design Lab. "Procuramos levar o nosso know-how para outras áreas de atividade. Queremos sair da esfera do automóvel e ter um centro de design para qualquer cliente, do campo da aeronáutica, mobiliário ou outro ramo qualquer, tenha uma solução de design para o seu negócio."
Hybrid Air: o futuro a ar comprimido?
A Peugeot tem estado na vanguarda de soluções alternativas aos combustíveis tradicionais. O diretor de marketing da marca salienta o pioneirismo no lançamento de um elétrico - o Peugeot iOn - ao mesmo tempo que reconhece que os elétricos são um nicho de mercado. "Vai demorar algum tempo até estes carros se tornarem um segmento: ainda estão numa fase de quebra de paradigma de mercado. Acreditamos que vai haver uma fase de transição que passa pelos híbridos. Fomos a primeira marca a lançar para o mercado um híbrido diesel que tem uma série de funcionalidades e mais valias completamente diferentes daquilo que é um híbrido normal. É um carro que está a conseguir encontrar o seu espaço do mercado." Sobre o futuro das motorizações, Nuno Marques avança com novidades que prometem agitar o mercado. "Daqui a dois anos, em 2016, estamos a prever lançar um outro tipo de híbrido, o hybrid air, que faz a associação de um motor a gasolina com outro de ar comprimido. Com isto conseguimos baixar fortemente as emissões de CO2 e os consumos".
Media tradicionais não chegam para comunicar com os clientes
Manter canais de comunicação com os clientes na idade das redes sociais é outro dos desafios da Peugeot. Nuno Marques chama a atenção para o facto de os clientes verem várias coisas ao mesmo tempo. "O cliente quer resposta em tempo real e obrigou-nos a repensar a nossa estratégia de presença nos meios e a forma como interagimos ele." Mais que criar um perfil é necessário um "esquema de animação diário e permanente que foca produtos, eventos, design, novas tecnologias, que tenta ser um pouco mais transversal e cria interesse e engagement com os fãs." O diretor de marketing da marca nota ainda que a Peugeot quer ter o feedback dos fãs mas que este momento de contacto acontece quando os clientes querem e não quando as marcas desejam. Afinal o cliente é o rei... do mercado.
Números
2016
Ano previsto para o lançamento do Hybrid Air, uma motorização que associa um motor a gasolina a outro de ar comprimido.
3
O Peugeot Design Lab, centro de design que desenvolve soluções que vão da aeronáutica aos instrumentos musicais, está presente em três continentes, noutras tantas cidades: Paris, São Paulo e Xangai.
200
Os irmãos Peugeot fundaram em 1810 uma fundição de aço em Sochaux na França. São mais de 200 anos na área industrial que passaram pela produção de moinhos de café até aos automóveis.
180 mil
O perfil da Peugeot na rede social Facebook já ultrapassou os 180 mil fãs. Dava para encher três vezes o Estádio da Luz.