Menos de cinco euros é quanto custa a "campanha eleitoral" de Porfírio Neves Afonso, que, pela terceira vez, encabeça a lista única para a Junta de Freguesia de Mujães, Viana do Castelo. "Foram apenas os impressos para formalizar a candidatura, mais umas fotocópias com o programa. Não chegou a cinco euros", refere.
Corpo do artigo
Na freguesia de Mujães, "não cheira a eleições": não há qualquer outdoor, não há cartazes, não há brindes, não há sombra de propaganda. Assim, Porfírio Afonso, candidato independente, já ganhou as eleições do dia 11: "Basta o meu voto, e estou sinceramente com muita vontade de votar em mim próprio", garante. Porfírio Afonso prepara-se assim para dois dias de festa, já que na véspera de eleições comemora o aniversário. "Será uma espécie de dois em um, mas isto desde que ganhe as eleições", ressalva.
Mais a sério, diz lamentar haver só uma lista, adiantando duas explicações para o facto de, numa freguesia com 1559 eleitores, não aparecer outro candidato. "Por um lado, será falta de disponibilidade, mas, por outro, poderá também ser o reconhecimento de que não seria fácil fazer melhor". Em 2005, a lista única de Porfírio Afonso teve 725 votos, havendo 141 brancos e 26 nulos.
Além de Mujães, em Viana do Castelo há mais nove freguesias com vencedores anunciados: Carvoeiro, Vilar de Murteda, Chafé, Portela Suzã, Amonde, Meixedo, Outeiro, Nogueira e Montaria. Estas 10 freguesias integram a listagem de pelo menos 325, das 4260 do país, com vencedor anunciado por haver lista única a sufrágio. Dos 325 presidentes que já ganharam mesmo antes das eleições, 167 são do PSD, 79 do PS, 45 são independentes, 22 são da coligação PSD/CDS-PP, 11 do CDS-PP e apenas uma do Partido da Terra (MPT).