<p>183 medidas elencadas em sete linhas de acção. É assim o programa eleitoral de Elisa Ferreira, candidata pelo PS à Câmara do Porto, que ontem foi apresentado, na presença de Teixeira dos Santos, que apelou ao mesmo sentido de voto das legislativas.</p>
Corpo do artigo
A 13 dias das eleições Elisa Ferreira enumerou as suas tarefas prioritárias indicando a questão do Parque da Cidade "como uma necessidade urgente a resolver, que passaria por encontrar uma solução com os promotores". Outras emergências a merecer a sua atenção são o mercado do Bolhão e o Bairro do Aleixo.
Quanto ao bairro, a candidata é clara: pretende avaliar a situação e a possibilidade de o requalificar, isto porque diz não ter encontrado "uma boa justificação para deitar abaixo. Entenderia se fosse um problema de estabilidade estrutural das torres, mas por causa do problema da droga não entendo. Vimos o Bairro S. João de Deus a ser demolido, os terrenos estão ao abandono, muitas pessoas não se conseguiram inserir noutros locais e as redes de droga transferiram-se para outros pontos da cidade", frisou Elisa Ferreira. Questionando: "Qual será o destino da cidade se de cada vez que há droga avançarmos com demolições?".
Com um programa assente em sete formas de agir, a candidata do PS apontou outra medida - referindo que todas estão entrelaçadas - a necessidade de avançar com a "recuperação de edifícios devolutos para alugar a preços 'low-cost' que permita atrair jovens e jovens casais à cidade".
Assim, "muitas casas, que estão para venda há anos seriam novamente ocupadas", devolvendo assim a vida à cidade, de "onde em média saíram 18 pessoas por dia nos últimos oito anos", e onde "cerca de 65% do edificado necessita de requalificação", frisou.
Ao mesmo tempo pretende "relançar economicamente a cidade, criando um gabinete de acolhimento empresarial".
Teixeira dos Santos, candidato à Assembleia Municipal, disse estar preocupado com o Porto, "uma cidade moribunda", e elevou a fasquia, apelando à tradição burguesa da cidade com a sua capacidade de iniciativa e cooperação com os concelhos vizinhos.