Pedro Carvalho cantou vitória pelo crescimento da CDU no Porto, pelo aumento do peso relativo da coligação, que aumentou o número de eleitos "num cenário em que não há maiorias". E acusou Rui Moreira de ter "uma vitória dissimulada" de Rui Rio.
Corpo do artigo
O vereador, que substituiu Rui Sá em 2011, ganhou agora o mandato da CDU na Câmara do Porto em nome próprio. Pedro Carvalho congratulou-se com resultados ainda não definitivos, mas apontando para um crescimento dos eleitos comunistas nas Juntas de Freguesia.
"Apesar de não termos os dados todos, há um resultado que é certo: a CDU continua a ser uma força incontornável na cidade do Porto e mantem-se num quadro difícil nessa posição", disse o economista, que falou esta noite já depois das 23 horas.
"Num cenário em que não há maiorias, vamos ter mais oportunidade de intervir na Câmara, na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia", declarou Pedro Carvalho, classificando o resultado conhecido das eleições como "uma clara derrota do partido do Governo".
Disse ainda que Rui Moreira teve "uma vitória dissimulada, feita de ilusões, que galvanizou contra os partidos, mas sobretudo uma vitória de continuidade de Rui Rio e do projecto de Rui Rio". "Vamos lutar nos próximos quatro anos contra esse projecto de desenvolvimento que esvaziou o Porto", declarou Pedro Carvalho.
