
Leonel de Castro/Global Imagens
Mr. Lemon e Miss Lemon são os nomes pelos quais Daniel Martins e Marta Oliveira se apresentam na página da Creative Lemons. Empresa de design e audiovisual que partiu da "versatilidade de um limão" e juntou o jovem casal em torno do citrino, o qual, embora ácido, logo se tornou doce após um So Pitch.
As portas do mercado de trabalho abriram-se e a ideia de negócio, que junta muita imaginação e originalidade, ilustrados através dos vídeos ou arrojados grafismos que produzem, já conquistou uma considerável carteira de clientes.
Parte do limão é design, a outra é vídeo; mas, para chegarem ao mundo do audiovisual, muito sumo correu nas vidas de Daniel e Marta, bracarenses de gema. "Trabalhei no McDonnald's, em lojas de fotografia, em bares, na área de informática, tudo porque queria comprar um computador para trabalhar a minha ideia", explica Daniel Martins, nómada dos biscates e que nem pensou duas vezes em se lançar no primeiro So Pitch, que até não correu muito bem.
"Não sabíamos muito bem o que era a iniciativa, nem tinha bem a noção do que queria", diz o agora Mr. Lemon, que após amadurecer a ideia, e já na companhia de Miss Lemon, apresentou no segundo So Pitch a firma Creative Lemons.
"Fomos até à final, fizemos muitos contactos e as empresas gostaram do nosso produto", destaca Marta Oliveira, licenciada em Design pelo Instituo Politécnico do Ave e Cávado, em Barcelos. Sem grandes meios técnicos, acabou por ser o improviso que levou o jovem casal a vencer um concurso para a realização do vídeo do TEDxYouth@Braga. "Não tínhamos material para fazer um bom vídeo. Então apresentámos o trabalho por fotografias em frame. Sem dúvida que esse vídeo ajudou a abrir muitas portas", diz Daniel.
Ex- alunos da Escola Secundária Carlos Amarante, Braga, onde despertarampara as artes, os Lemons veem cada vez mais empresas recorrerem aos serviços de grafismo, imagem e vídeo.
"Gostamos de fazer vídeos criativos e trabalhos alternativos. Produtos promocionais para empresas, tentando fugir ao normal. Nunca recusamos um bom desafio", resume Daniel Martins, destacando o trabalho para a Q-Better, empresa software, o que foi o mais desafiante até hoje, até porque, além da realização do vídeo, a aprendizagem foi enorme. "Foi um trabalho em conjunto em que o cliente ajudou a melhorar a nossa empresa", refere Marta Oliveira.
O volume de negócios já faz a Creative Lemons pensar em contratar gente e é com orgulho que os dois jovens, que aproveitaram a oportunidade So Pitch, se veem agora como geradores de emprego. "Queremos ultrapassar fronteiras. Mas um passo de cada vez", afirmam Mr. e Miss Lemon.
