Um palco maior, uma vista desafogada para a praia fluvial do Taboão e caminhos sem pó. O Vodafone Paredes de Coura, que se realiza no Alto Minho entre depois de amanhã e sábado, quer ser ainda mais diferente.
Corpo do artigo
A segurança, o bem-estar e uma maior consciência ambiental foram as vertentes em que a organização do Vodafone Paredes de Coura mais investiu, em termos extramusicais. Tudo para justificar as razões pelas quais o festival continua a ser, ao fim de 20 anos, um dos eventos incontornáveis do verão.
Neste ano, o recinto está repleto de novidades. A começar no pórtico de entrada - que agora é de madeira, para melhor se integrar na paisagem - e a acabar no parque de campismo, cujos caminhos foram inteiramente calcetados. E até as árvores foram podadas de forma a permitir uma vista mais desafogada para o rio que corre ali ao pé.
Além da costumeira disponibilização de terminais multibanco no recinto, foram criadas algumas áreas de lazer, como o News Lounge, um espaço onde os espetadores poderão recuperar forças enquanto se dedicam à leitura de jornais e revistas.
Vai existir, igualmente, uma tenda tecnológica que permite ao público aceder à internet de banda larga.
Espaço para românticos
O desfile das bandas no palco principal vai ter, nesta edição, alterações significativas, já que a estrutura que as acolhe sofreu várias mudanças.
Assim, a diferença mais notória é, desde logo, o facto de o palco ter agora mais dez metros de frente em relação às edições anteriores.
Além disso, a sua estrutura terá uma instalação artística - tubos munidos de iluminação interior, que se acenderá consoante o ritmo da música, proporcionando, assim, um espetáculo visual complementar.
Por outro lado, as árvores junto ao palco principal vão surgir, pela primeira vez, iluminadas. E os festivaleiros mais românticos terão oportunidade de namorar mais confortavelmente ao som da banda preferida, uma vez que, na frente do palco, entre as árvores, vão ser disponibilizadas mesas.
As casas de banho serão, neste ano, ligadas à rede de esgotos e quase todas equipadas com louça de porcelana.
No campismo, foi criada uma área mais reservada, com casas de madeira equipadas com colchões.
Disponibilizadas 200 fichas
Para que os campistas nunca fiquem sem comunicar, são disponibilizadas 200 fichas para carregamento de telemóveis, no Recharge Center, uma estrutura coberta e localizada perto do campismo
"Shuttles" gratuitos entre a vila e o recinto
Neste ano, há transporte gratuito entre a vila e o recinto do festival. Através da app oficial do evento, será possível saber a localização dos "shuttles" através de um sistema GPS
Feira de produtos regionais
Os apreciadores de produtos regionais têm, neste ano, uma novidade ao seu dispor: a Feira de Paredes. Estarão presentes mais de 20 categorias de produtos e serviços, distribuídos por dois espaços, no recinto e no campismo
*COM ISABEL PEIXOTO