A divulgação dos resultados das eleições autárquicas de domingo foi suspensa devido à falta de comunicação com juntas de freguesia e câmaras municipais. A divulgação só vai ser retomada às 14.00 horas.
Corpo do artigo
De acordo com uma nota divulgada pelo departamento informático do Ministério da Justiça, "as operações do escrutínio provisório continuam suspensas" e os "sites dedicados às entidades serão abertos pelas 14 horas".
Em declarações à agência Lusa, o diretor geral da Administração Interna, Jorge Miguéis, afirmou que se registaram problemas de comunicação entre a Direção-Geral de Administração Interna (DGAI) e presidentes de junta e câmaras para a transmissão dos resultados eleitorais, obrigando à suspensão da divulgação de resultados cerca das 4 horas da madrugada.
A DGAI tentou várias diligências, incluindo contactos telefónicos e foram mobilizados agentes da PSP e GNR, sem sucesso.
Posteriormente, foi indicado que "os trabalhos de recolha dos resultados em falta serão retomados a partir das 10.00 horas" desta segunda-feira.
"Às 3.55 horas, faltavam ainda apurar 71 freguesias e 32 câmaras, a que correspondem 137 mandatos.
Nas autárquicas de 1993, às 4. horas foi suspensa a divulgação de resultados quando faltavam 121 freguesias e em 2005 aconteceu o mesmo quando faltavam 70 freguesias, explicou Jorge Miguéis.