Matosinhos discute as diferentes formas para a criação de postos de trabalho, em conferências e em arruadas.
Corpo do artigo
O candidato do BE, Fernando Queiroz, e o candidato independente, Narciso Miranda, optaram ontem por conferências de Imprensa, enquanto que o PSD e PS de Matosinhos preferiram os encontros com a população em várias freguesias.
E assim se cumpriu mais um dia de campanha com os diferentes candidatos à Câmara Municipal de Matosinhos a apresentarem as suas propostas para os próximos quatro anos.
A freguesia de Lavra foi escolhida por Fernando Queiroz, do BE, e Narciso Miranda, enquanto o primeiro optou pela Junta de Freguesia, o segundo andou pela feira de Angeiras.
O BE, que acredita que vai ter "mais votos, e mais mandatos, agora em todos os órgãos autárquicos, inclusive na Câmara", optou por Lavra para demonstrar o que é a "discriminação no concelho. Enquanto Leça da Palmeira, Matosinhos, Senhora da Hora e S. Mamede crescem, as outras freguesias são esquecidas".
É neste sentido que apresentam o que chamam de "propostas de acção", encabeçadas pelo combate ao desemprego. A proposta do BE passa "pela recuperação do edificado, que pode ser feita através da reafectação de verbas. Desta forma eram criados postos de trabalho e por outro lado essas casas serviriam para o realojamento dos muitos que ainda vivem em ilhas ou em barracos", frisou Fernando Queiroz.
A pensar no desemprego esteve também Narciso Miranda que garante "reduzir progressivamente, a partir de Janeiro, um desempregado por dia". Para tal, quer cativar novos investimentos para o concelho.
Por outro lado, adiantou que ao ser eleito, irá "apoiar as PME e o comércio tradicional, que deixará de pagar as taxas municipais, como as dos reclames luminosos ou das rampas", além disso, "cada empresa que crie dez postos de trabalho não pagará derrama, como incentivo, e as que empregarem um jovem, a Câmara assumirá os encargos sociais".
O desemprego, que tem atingido o concelho de Matosinhos de uma forma drástica, é a bandeira eleitoral de quase todos os candidatos à autarquia.
Guilherme Pinto, candidato pelo PS, fala no combate a esse flagelo, como principal iniciativa se voltar a ser eleito.
Ontem, o candidato do PS andou em caravana por diferentes freguesias do concelho (Padrão da Légua, S. Mamede e Leça do Balio), começando num conjunto de habitação social em S. Mamede Infesta.
Guilherme Aguiar, candidato pelo PSD, que não coloca o emprego como sua principal bandeira, acenando com a necessidade do concelho nas infra-estruturas, propondo-se a finalizar a rede de saneamento básico, ontem também andou em contacto com a população, que culminou com um jantar em Lavra.