A Espanha venceu hoje as Honduras por 2-0, em Joanesburgo, e ascendeu ao segundo lugar do Grupo H do Mundial de futebol de 2010, relançando-se na corrida aos oitavos de final.
Corpo do artigo
Um "bis" de David Villa, aos 17 e 51 minutos, que ainda falhou uma grande penalidade, aos 62, selou o triunfo dos detentores do título europeu, que tinham iniciado a prova com um desaire por 1-0 face à Suíça.
O avançado que vai alinhar no FC Barcelona em 2010/2011 igualou Basora, Butragueño, Hierro, Morientes e Raul na lista dos melhores marcadores da Espanha em Mundiais, ao passar a somar cinco golos, depois dos três no Alemanha2006.
Para assegurar o apuramento, a Espanha precisa de vencer o Chile na última ronda ou fazer um resultado idêntico ao da Suíça, que defronta as Honduras, praticamente já sem hipóteses de apuramento.
No outro encontro do agrupamento, o Chile venceu a Suíça, reduzida a 10 unidades desde os 31 minutos (vermelho direto para Valon Behrami), por 1-0, graças a um tento de Mark Gonzalez, aos 75, numa jogada entre três suplentes.
O Grupo H fecha sexta feira, a partir das 20:30 locais (19:30 em Lisboa), com o Chile a defrontar a Espanha, em Pretória, e a Suíça a medir forças com as Honduras, em Bloemfontein.