A agência de notícias espanhola EFE noticiou que Cristiano Ronaldo perdeu o avião de regresso a Lisboa porque tinha ido comprar um bolo. A informação, inventada por um blogue humorístico, ganhou chancela de agência e está a ser replicada um pouco por todo o Mundo, especialmente na América Latina.
Corpo do artigo
A reportagem do JN, e as fotos, mostram Cristiano Ronaldo, de boné, calções e meias brancas até ao joelho, à chegada ao aeroporto de Lisboa, quinta-feira à tarde. Confirma-se que não perdeu o avião e que regressou a Portugal junto com a restante equipa nacional.
No entanto, a agência espanhola EFE meteu em linha uma notícia a dizer que Ronaldo tinha perdido o voo de regresso da seleção a Portugal, na quinta-feira. Vários media internacionais deram a informação como válida.
"A organizadora da viagem perguntou-me se não me importava de me sentar junto da asa. Aceitei. Depois fui à cafetaria comprar um bolo e o avião descolou sem mim", lê-se no jornal valenciano Superdeporte, que cita a nota da EFE e atribui as declarações a Cristiano Ronaldo.
Aparentemente, havia dois Ronaldos, o que pode explicar a má forma do "capitão" português nos dois primeiros jogos do Euro2012. Era um sósia, que comia bolos, que estava em campo, quando o CR7 falhou aquelas oportunidades frente à Dinamarca; o verdadeiro Ronaldo foi o homem do jogo nas partidas seguintes e marcou três golos.
Fica apenas a dúvida: qual dos CR's viajou para Portugal, deu autógrafos e cumprimentou o ministro Miguel Relvas à chegada ao aeroporto, em Lisboa, na quinta-feira?
"Não é justo", acrescenta o CR7 dos bolos, que ficou apeado, replicando as palavras do CR7 dos golos, que estava em campo quando Portugal foi eliminado pela Espanha, nos penáltis, e que só dizia, olhos no céu, "não é justo, não é justo", quando o jogo terminou.
O site da colombiana Radio Caracol segue a nota da EFE e diz que o "selecionador luso, Paulo Bento, só mais tarde se deu conta que a estrela da equipa não estava a bordo e o jogador teve de esperar mais algumas horas para embarcar noutro voo".
O site brasileiro UOL replica a notícia da EFE, tal como a prestigiada revista "Veja", conhecida pelos trabalhos de investigação jornalística. "O atacante Cristiano Ronaldo perdeu o avião que levou a seleção de Portugal da cidade ucraniana de Donetks para Lisboa pois foi comprar um bolo numa cafeteria do aeroporto local", publica, numa peça assinada pela EFE.
O outro Cristinao Ronaldo, o que embarcou com a restante equipa, apanhou o avião em Poznan, na Polónia, país no qual Portugal assentou arraiais - em Opalenica - durante fase final do Euro2012. Em Donetsk, Ronaldo e companheiros partiram apenas o coração, deles e dos portugueses, com a derrota nos penáltis frente à Espanha.
A notícia circula por vários sites da Net e poucos a desmentiram. Às 16.21 horas desta tarde, a portuguesa Agência de Notícias Lusa também reproduziu o "take" da EFE, com um twist: "Cristiano Ronaldo foi comprar um bolo e perdeu voo de ligação Donetsk-Poznan".
Resta saber qual a explicação da EFE para seguir um blogue humorístico e noticiar uma alegada falha daquele que é um dos melhores jogadores do Mundo, com fãs, seguidores, detratores e inimigos em todos os cantos do Planeta.
Lendo o texto do blogue até ao fim, percebe-se que se trata de humor, pois o "post" cita o suposto capitão do avião, um "portuguesíssimo" Ted Mendes. "Se ele queria ter a certeza de que estava no avião, deveria ter embarcado mais cedo", argumenta, segundo a brincadeira escrita no Dirty Tackle.
"Se ele tivesse entrado mais cedo, não teria de ficar sentado junto da saída de emergência e o Bruno Alves não teria aberto a porta do avião à força durante o voo", diz o capitão Ted Mendes. "Não sou um adivinho, por isso talvez nem isso tivesse acontecido. Sou apenas um pilto, e DJ num clube de strip à noite", assegura o tal de Ted Mendes.
Mais tarde, a Federação Portuguesa de Futebol negou que Cristiano Ronaldo tenha perdido o avião.