Poznan nasceu como um forte, no século IX, numa ilha do rio Warta, e expandiu-se para o continente conforme a sua população aumentava.
Corpo do artigo
Encontrou-se sob a égide do império prussiano/germânico até 1919, ano em que a cidade regressou à Polónia. É a quinta maior cidade do país.
Os adeptos do Manchester City adotaram uma coreografia "inusitada" dos adeptos locais, depois de um jogo pela Liga Europa: os fanáticos "Ultras" do Lech Poznan costumam abraçar-se e pular de costas para o relvado enquanto estão a comemorar. Outros clubes também já copiaram o "ritual" polaco.
Pontos de interesse: Ao meio-dia, turistas juntam-se em frente ao Museu Histórico de Poznan, na parte antiga da cidade, para ver de perto um dos relógios mais estranhos do mundo, no qual duas cabras de metal surgem através de um par de pequenas portas e batem os chifres por 12 vezes. Segundo a lenda local, as duas cabras terão fugido das cozinhas e lutado em cima do relógio, no período da sua construção, e o construtor decidiu eternizar o momento.
Fan Zone: Localizada perto das estações de autocarro e comboio, tem capacidade para 30 mil pessoas. A Fan Zone terá um ecrã gigante de 120m2 e estará aberta durante toda a competição.
Ficha do estádio
Inauguração: 1980 - Reinaugurado em Setembro de 2010
Capacidade: 43,269
Assistência recorde: 45 mil pessoas Lech Poznan 0-1 RTS Widzew Lodz, a 08/04/1984
Sobre: O estádio foi reinaugurado a 20 de Setembro de 2010 com um concerto do britânico Sting, que levou ao país a digressão do álbum Symphonicities.
Jogos: 10/06 República da Irlanda - Croácia, 14/06 Itália - Croácia, 18/06 Itália - República da Irlanda
Equipa Local: Lech e Wartan Poznan