Sem surpresas, Almeida Henriques, do PSD, o ex-secretário de Estado-adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, foi eleito presidente da Câmara de Viseu, com 51, 19% dos votos. José Junqueiro, do PS, também ex-secretário de Estado da Administração Local, não foi além dos 29, 58%, e Hélder Amaral, pelo CDS/PP, deputado na AR, arrecadou 10,58%.
Corpo do artigo
Apesar de vitorioso, o PSD, que desde as eleições de 2009 tinha sete mandatos, perdeu dois. O PS passa de dois para três vereadores e o CDS elege um vereador, o que já não se verificava há duas décadas. "É uma vitória expressiva, que sinaliza um novo ciclo", declarou Almeida Henriques, realçando o facto de o PSD ter conquistado 21 das atuais 25 freguesias do concelho.
A todos os eleitos, incluindo de outros partidos, deixou um apelo para que em conjunto "façam uma barreira coesa por Viseu", sublinhou. Aos que não foram eleitos, convidou a juntarem-se ao projeto. "É o dia mais feliz da minha vida", sublinhou.
José Junqueiro fez a declaração cerca das 23 horas, numa noite eleitoral que classificou como "estranha", pelo facto de a essa hora ainda não serem conhecidos os resultados definitivos. No entanto, sabendo-se já que o PS tinha três mandatos assegurados, Junqueiro garantiu que vai assumir o lugar de vereador: "No dia da tomada de posse, lá estaremos para assumir responsabilidades".
Junqueiro, que telefonou a Almeida Henriques a felicitá-lo por ter sido eleito o novo presidente da Câmara, assumiu "por inteiro" os resultados. Quando se candidatou à presidência da Câmara de Viseu contra Fernando Ruas, em 1993, Junqueiro conseguiu alcançar 34,02% dos votos. Desta vez, obteve um resultado inferior, sem ter conseguido chegar aos 30%. Considerou, no entanto, que as eleições trouxeram "uma esperança renovada" para o Partido Socialista.
Hélder Amaral, do CDS/PP, garantiu que vai assumir o lugar de vereador. "Lá estarei, com toda a minha entrega", afirmou, lembrando que há duas décadas que não era eleito um vereador. "É uma responsabilidade e iniciamos este novo ciclo com o dever da missão iniciada", declarou.
O Bloco de Esquerda, o quarto partido mais votado, duplicou o pecúlio, de 2,3% para 4,68%, com a professora Manuela Antunes.
A CDU, cuja lista era liderada pelo sindicalista Francisco Almeida, também aumentou a votação de 1,53% para 4,38%.