Ao sexto dia, os ânimos acenderam-se na campanha de Oeiras. Apoiantes das candidaturas de Isaltino Morais e do socialista Marcos Perestrello envolveram-se em confrontos, pouco antes da chegada do secretário-geral do PS, José Sócrates.
Corpo do artigo
Os desacatos não passaram de uma troca de insultos e alguns empurrões entre os apoiantes populares das duas candidaturas, mas foram o suficiente para Perestrello acusar Isaltino de estar "nervoso" e Isaltino devolver acusando o socialista de "falta de espírito democrático". Tudo aconteceu quando as duas comitivas, em campanha em Algés, se cruzaram numa das ruas da localidade, habitualmente muito movimentada a um sábado de manhã.
Questionado sobre os incidentes, José Sócrates, que entretanto se juntara à comitiva do PS, escusou-se a comentar uma situação que não presenciara, mas o candidato socialista à Câmara classificou o acontecimento como "sinal de nervosismo" de Isaltino.
"A candidatura de Isaltino Morais apresenta fortes sinais de nervosismo. Pelo que percebi, tínhamos marcado um ponto de encontro e vieram aqui, encabeçados por Isaltino Morais, provocar os nossos apoiantes, o que aconteceu não sei", disse Marcos Perestrello. E acrescentou: "Julgo que isso é um sinal claro de que Isaltino Morais percebeu que a opção hoje colocada aos habitantes de Oeiras é entre o passado e o futuro. Ele representa o passado, eu represento o futuro. O apelo que faço às pessoas é precisamente que tenham em conta que a única alternativa que existe à candidatura de Isaltino Morais é a candidatura do PS".
Em resposta, o candidato independente devolveu a acussação de "nervosismo" e disse que foram os socialistas que, "ao verem uma comitiva com 500 pessoas aproximar-se de uma com 100 desataram aos insultos".
"Eu ia à frente da arruada, para cumprimentar toda a gente. Os socialistas revelaram falta de espírito democrático, porque começaram aos insultos. Eu próprio levei um pequeno empurrão e depois começaram todos a empurrar", contou Isaltino, que entretanto, tentou desanuviar o ambiente crispado.