<p>Jazz na Relva ou Palavras na Relva são as alternativas que o Festival Paredes de Coura, a decorrer entre quarta-feira e sábado, oferece aos espectadores durante o dia, antes da actuação dos grupos principais.</p>
Corpo do artigo
No Jazz na Relva, apresentam-se vários projectos, o primeiro dos quais é protagonizado pelo baterista e percussionista Jorge Qaije e pelo tubista Sergio Carolino. Esta formação com bateria, percussão, electrónica e tuba centra o seu trabalho na exploração sonora de ritmos e melodias na zona graves do registo sonoro.
Na sexta-feira, o Space Ensemble, formado por Gustavo Costa, João Tiago Fernandes, Henrique Fernandes, João Martins e Rodrigo Amado, apresenta o trabalho "Spy Quintet", inspirado no álbum "Spy Vs Spy", no qual John Zorn, Tim Berne, Mark Dresser, Michael Vatcher e Joey Baron interpretam temas de Ornette Coleman.
No último dia do festival, o Jazz na Relva pertence a Manuel d'Oliveira, acompanhado por Paulo Barros ao piano e Zé Maria nos saxofones, num concerto em que serão revisitados temas de "Ibéria" e "Amarte", os seus dois trabalhos discográficos.
No Palavras na Relva, o primeiro dia abre com o escritor valter hugo mãe, que se apresenta com o performer e poeta Tiago Gomes, letrista dos grupos A Naifa e Linha da Frente, vocalista e letrista do grupo Os Inspectores e editor da revista "Bíblia". Completa o elenco deste espectáculo Isaac Ferreira, membro fundador do colectivo poético Caixa Geral de Despojos.
Na sexta-feira, actua o Colectivo Silêncio da Gaveta. Este grupo tem desenvolvido uma linguagem poético-musical própria, em que os ritmos e harmonias, a expressividade da palavra, o recurso de elementos cénicos e plásticos se fundem, quebrando o espartilho classicista do dizer poético. A actual formação é constituída por João Rios (leituras), José Peixoto (guitarra), Tiago Pereira (violino) e Fátima Fonte (piano).
A 1 de Agosto, é a vez do projecto poético-musical Mana Calórica, nascido em 2006, que alia a performance ao rock, ao punk e ao experimentalismo. O grupo é constituído por António Pedro Ribeiro (voz), Rui Costa (guitarra) e André Guerra (guitarra).