O último dia de campanha do Bloco de Esquerda (BE) no Porto começou pelo mercado da Sé.
Corpo do artigo
Apesar de muitas das vendedoras envergarem camisolas da candidatura de Elisa Ferreira, João Teixeira Lopes foi bem recebido. "Nós votamos PS, mas ele sabe que nós estamos com ele". Assim se pronunciaram as peixeiras, respondendo o candidato dos bloquistas com sorrisos e uma mensagem unificadora: "O dever comum é derrotar Rui Rio. Vamos lutar até ao fim".
Esta manhã, os comentários ainda incidiam sobre o debate de ontem, à noite, na RTP, existindo a convicção, entre a comitiva do BE, de que o partido saiu com a sua imagem fortalecida. Aliás, nas ruas, os portuenses ainda tinham bem fresco o que havia sido dito na TV, pelo que não só identificavam de imediato o candidato, como lhe davam os parabéns pelas suas intervenções.
Foi o que aconteceu numa mercearia da Rua Escura. "O senhor ontem foi foi muito simpático! Foi uma riqueza a falar contra o Rui Rio", afirmou a vendora, para satisfação do cabeça de lista, que prosseguia a missão de saudar as pessoas e apelar ao voto. Após uma paragem no "Rampinha", para tomar café, foi feito um breve balanço sobre a campanha. Também se falou das perspectivas, em termos de resultados eleitorais.
E, numa manhã em que todos os caminhos dos candidatos pareciam confluir para o mercado da Sé, João Teixeira Lopes cruzou-se com Elisa Ferreira. "Desejei-lhe felicidades. Prezo a Esquerda. O objectivo é derrotar a maioria absoluta de Rui Rio e a sua insensibilidade cultural e social", sublinhou, acerca do casual encontro, momentos depois de também trocar umas palavras com Manuel Pizzarro, secretário de Estado da Saúde e apoiante de Elisa Ferreira.
"Conseguir um lugar de vereador na Câmara faria toda a diferença. Estou muito confiante", declarou, ainda, seguro de que, dessa forma, poderá dar voz aos que estão descontentes com política da coligação PSD/PP.
Neste contacto porta a porta pelo centro histórico, João Teixeira Lopes foi acompanhado por uma pequena comitiva, não mais de 10 pessoas, que seguravam coloridas bandeiras do BE e distribuíam panfletos. As bandeiras, de resto, têm sido um sucesso, e não chegam para os pedidos. São vários as casas que as ostentam nas janelas, o que deixou agradavelmente surpreendidos os dirigentes do partido.
Da Sé, a comitiva seguiu para S. Nicolau, numa manhã pouco movimentada, mas com os portuenses interessados em ouvir as propostas do BE, em contraste com o grupo de turistas, que, estacionado nas Escadas da Vitória, só tinha ouvidos para a guia, que se expressava em inglês. Os bloquistas seguiram de autocarro para a zona da Boavista, num dia dedicado a acções de rua e que terá, à tarde, no Bolhão, uma das paragens previstas.