"A língua portuguesa é muito rica e se Passos Coelho fala em mudar na verdade o que quer mesmo é mesmar", ou seja "fazer a mesma coisa em matéria de cortes de pensões e de salários", diz Francisco Louçã.
Corpo do artigo
Mas o líder do BE - que falava num comício do Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra - também assestou baterias nos socialistas de José Sócrates para lembrar que estes "mentem quando vão para a Brandoa dizer que as pensões até 1500 euros não serão cortadas".
Para o BE Passos Coelho e José Sócrates estão "emboscados um contra o outro" e vivem num "universo de fantasia".
"Estamos a quatro dias das eleições e já saberemos que governo Portugal se sair dos partidos da troika" disse Francisco Louçã assegurando que o Mundo real entrou hoje na campanha eleitoral.
Acusou o "muro do silêncio - que é também um muro de mentira - de levar Sócrates a não explicar o que tenciona fazer em matéria de facilitação dos despedimentos" .
Em relação à actual situação de Grécia disse que se está perante um novo "colonialismo " quando as instituições europeias querem gerir directamente o programa de privatizações.
Ontem Louçã deu em Coimbra um apoio particularmente activo a José Manuel Pureza que tem uma reeleição muito difícil. O regresso do líder parlamentar deriva não só pelo facto do BE estar mal posicionado nas sondagens como pelo facto do distrito ter perdido população e ir eleger agora nove deputados e não os dez como acontecia até às legislativas de 2009.
Já ao final da arruada da tarde,na baixa de Coimbra, Francisco Louçã manifestou-se confiante na reeleição de José Manuel Pureza, em Coimbra, como de outros candidatos "noutros lugares do país", onde o partido disputa "uma representação mais forte" da sua bancada parlamentar.
Já José Manuel Pureza numa intervenção emocionada saudou todos os apoiantes da candidatura e "a força que cada um de vós nos dá".Frisou que o voto branco e nulo é "um bónus " para os maiores partidos.
Pureza frisou que "a cidadania é o avesso do medo", e que "a crise não é um jargão! A crise é que 40 % das crianças vivem em situação de pobreza", acrescentou.
O líder parlamentar voltou a garantir "que o BE estará todos os dias a fazer compromissos claros" frisando que assumem também o compromisso solene de que "querem governar".
Antes a eurodeputada Marisa Matias disse que "quanto mais tarde se renegociar a dívida mais caro se terá de pagar por ela".
Marisa Matias agradeceu com ironia "à troika estrangeira pois agora ninguém vai votar enganado". E as medidas da troika clarificaram o que PS,PSD e CDS se propõem fazer a partir de 6 de Junho.