Há quatro anos com lugar fixo na zona do Cabedelo, em Gaia, o festival Marés Vivas, cuja 9.ª edição se realiza nos próximos dias 14, 15 e 16, quer afirmar-se como o maior festival da zona Norte. Tindersticks, Manu Chao e Skunk Anansie são alguns dos nomes confirmados.
Corpo do artigo
Firmino Pereira, vereador do pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Gaia e responsável pelo evento, mostra-se satisfeito pelo facto de o festival, que teve início em 1998, ter, hoje, "uma significativa importância no meio musical, sobretudo no Norte". O autarca sublinha, também, que o festival é, sem dúvida, a maior iniciativa cultural da região e garante ser uma aposta forte da autarquia.
"A Câmara Municipal de Gaia vai continuar a apoiar o festival, que atrai, normalmente, entre 70 mil e 75 mil visitantes ", acrescenta, adiantando que a preocupação da autarquia é que o evento, através da sua programação, consiga atingir várias faixas etárias. "Temos o cuidado de apresentar uma grande diversidade, de forma a atingir mais público, desde os adolescentes aos mais idosos", afirma.
Com um orçamento de cerca de um milhão de euros, o festival Marés Vivas mantém a tradição de ter uma espécie de "bilhete social", que é, aliás, suportado pela autarquia, custa 50 euros e que permite a entrada nos três dias de concertos. "É um hábito que queremos manter, pois 50 euros pelos três dias corresponde a um preço quase simbólico. No entanto, pretendemos que assim continue, de forma a permitir o acesso a praticamente toda a gente", acrescenta Firmino Pereira.
A experiência mostra, segundo o vereador da autarquia gaiense, que a estrutura em redor do Marés Vivas funciona e, por isso, persiste o objectivo de continuar e melhorar este projecto.
Firmino Pereira garante que além, do cartaz, existe um outro motivo que justifica a presença no festival e que se prende com a localização do evento. "O Cabedelo proporciona uma paisagem magnífica e também por isso a aposta é vencedora", diz, salientando não ter sido por acaso que aquela zona foi a escolhida como palco do Marés Vivas.
O cartaz do festival inclui actuações de Manu Chao, Moby, The Cranberries, Natiruts, Skunk Anansie, Mika, Xutos & Pontapés, Expensive Soul, Tindersticks, Aurea, Pitt Broken, Classificados e Os Azeitonas, entre outros.