Depois de um comício, na noite de sexta-feira, no Bairro de Contumil, Luís Filipe Menezes ocupou toda a manhã deste sábado com uma arruda pelos cerca de dois quilómetros da rua de S. Roque, em que contactou com moradores e comerciantes, acompanhado pelo candidato à Junta de Campanhã, o ex-jogador de futebol João Vieira Pinto.
Corpo do artigo
"Diga-me lá que vai fazer aqui (no Porto) o mesmo que fez em Gaia. Veja lá se faz isso", pediu uma moradora, colocando a mão no peito do candidato da coligação "Porto Forte" (PSD/PPM/MPT), assim que entrou na rua de S. Roque.
Mais à frente, outra mulher gritava "Ó colega. Você é o maior! Você é o meu candidato!". Menezes ouviu ainda vários pedidos para que olhe com especial atenção para a freguesia de Campanhã, em particular para os problemas relacionados com a delinquência. "Não se consegue dormir. É barulho e confusão toda a noite", disse-lhe um morador.
Aos comerciantes, o candidato do PSD apresentou as suas propostas para o setor, que vão desde a isenção, em toda a cidade, de taxas de publicidade e de ocupação do espaço público, "pelo menos durante dois anos"; além da duplicação, em quatro anos, dos atuais lugares de estacionamento, "garantindo, através de acordos com os concessionários, tarifas muito baixas na primeira hora de utilização".
No programa da candidatura, consta ainda a diversificação dos horários dos estabelecimentos comerciais e a criação de linhas de transporte, "a preços reduzidos", para ligar as várias zonas comerciais da cidade.
Ao entrar num café, curiosamente com o nome de "Presidente", Menezes ouviu mais palavras de incentivo. "Que ganhe você. O Rui Rio não presta", disse-lhe uma cliente.
Já numa florista, reparou numa fotografia que tirou com a proprietária, ainda em fevereiro, quando começou uma série de contactos diários com os portuenses que, segundo o candidato, já o fizeram percorrer 400 quilómetros a pé e já o levaram à fala com cerca de 30 mil pessoas.
À arruada, que terminou na Corujeira, seguiu-se uma visita ao Sea Life, onde Menezes esteve cara a cara com o seu "sócia", o peixe Luís Filipe Mero, que representa o lema "Ambiente Forte", "livre de praias de plástico" e com um rio Douro com água limpa.
O programa deste sábado prevê ainda uma arruada na Foz do Douro, animada pela "Marlene", o autocarro que desde 1991 acompanha as ações de campanha do PSD/Porto.