A campanha do PS em Braga é feita à imagem e semelhança do candidato. O actual presidente da Câmara, Mesquita Machado, nunca escondeu o facto de não gostar muito da vertente folclórica das campanhas e prefere, para o bem e para o mal, ser fiel aos seus princípios: inaugurações e mais inaugurações das obras que a autarquia realizou, nos últimos quatro anos, nas diversas freguesias.
Corpo do artigo
Os momentos são aproveitados para (re)apresentar os candidatos e para Mesquita Machado fazer mais promessas. Os candidatos, esses, preferem tecer loas ao autarca e, quando é caso disso, criticar os presidentes de Junta no poder. Muitas das vezes, Mesquita Machado conta as histórias dos processos que levaram à conclusão das obras; a Oposição raramente é esquecida, sendo mimada com adjectivos já conhecidos: "Pouco colaborante"; "não gosta de Braga"; "só critica" ou "com eles Braga era subdesenvolvida".
Este fim-de-semana, Mesquita Machado almoçou, no sábado, com 3000 idosos do concelho numa quinta de diversão em Viana do Castelo e inaugurou mais umas obras. Ontem, uma festa popular - nova terminologia com que os socialistas denominam os comícios -, juntou vasto número de pessoas, na Avenida Central.
É em ambientes como este que o autarca se sente melhor e, assim, faz discursos inflamados e mais promessas: "Não se pense que não vou cumprir o próximo mandato até ao fim, mesmo que surjam convites para outras funções, porque, assim Deus me dê saúde, estarei com toda a energia e com todo o entusiasmo mais quatro anos a trabalhar para que Braga continue com o progresso e o desenvolvimento". A Oposição nunca é esquecida, mesmo que raramente haja nomes: "Vamos ganhar porque já demonstrámos que gostamos de Braga, que tem progradido porque tem tido uma gestão socialista que faz com que seja, hoje, a terceira cidade mais importante do país".
A chuva miudinha tentava estragar a festa, mas os apoiantes não arredaram pé e interrompiam, constantemente, os discursos em histeria colectiva. Descido do palanque, Mesquita penetra na multidão, onde é cumprimentado e beijado, e não deixa sem resposta os mais atrevidos que tentam picardias com ele.