Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, considera que Olegário Benquerença superou as expectativas no Campeonato do Mundo. O árbitro português vai apitar hoje a partida dos quartos-de-final entre Uruguai e Gana.
Corpo do artigo
Depois de ter dirigido, na fase de grupos, o Camarões-Japão e o Nigéria-Coreia do Sul, Olegário Benquerença estará no Uruguai-Gana, tornando-se o primeiro árbitro português a apitar três jogos de um Campeonato do Mundo. Na opinião de Vítor Pereira, trata-se de uma excelente notícia para o futebol em Portugal.
"Isto significa que a arbitragem portuguesa continua na senda dos bons desempenhos e ao nível daquilo que de melhor existe no panorama internacional. Dá-nos confiança no trabalho que temos vindo a desenvolver e enche de motivação os jovens árbitros que vêem em Olegário Benquerença, mas também nos assistentes Bertino Miranda e José Cardinal, modelos a seguir", afirmou, ao JN, o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, qualificando de "excelente" o trabalho feito pelo juiz de Leiria na África do Sul: "Com esta terceira nomeação, já superou as expectativas: um jogo era bom, dois jogos era muito bom, mas três é óptimo".
Vítor Pereira ficou muito agradado com a forma como Olegário apitou as duas partidas em que esteve presente, nas quais mostrou "total controlo" dos acontecimentos. "Esteve francamente bem. Não teve problemas de maior para resolver, mas também não os criou. Mostrou-se à altura das responsabilidades e esteve sempre muito concentrado, realizando trabalhos de boa qualidade", referiu, acrescentando que o facto de o português ter sido incluído nos 19 árbitros que ficaram para a fase decisiva do Mundial também é uma grande vitória.
O dirigente comentou, também, a generalidade das arbitragens na competição, dizendo que, à excepção dos casos verificados no Inglaterra-Alemanha e no Argentina-México, tudo tem corrido pelo melhor: "Globalmente, a arbitragem tem estado bem. Tem havido boas decisões em lances muito difíceis de ajuizar. Penso que haver dois ou três jogos polémicos em 64 reflecte um nível de eficácia bastante bom".