São dezenas os festivais de música que, por todo o país, preenchem a agenda deste Verão. Cooljazz Fest, Delta Tejo e Festival dos Oceanos são apenas alguns exemplos.
Corpo do artigo
Para além dos festivais mais badalados, comentados e publicitados, existem uma série de eventos de música a acontecer por todo o país. Apesar de terem uma dimensão e visibilidade mais pequena, estes eventos partilham o mesmo espírito de aventura e diversão e a qualidade musical dos grandes festivais de Verão que acontecem todos os anos em Portugal.
Cascais é a cidade que acolhe o Cooljazz Fest. Entre os dias 4 e 29 de Julho e com excepção a alguns dias, o Parque Palmela, o Hipódromo Manuel Possolo e o Parque Marechal Carmona transformam-se nos palcos principais de música da cidade situada ao pé do rio Tejo.
Pelos palcos do Cooljazz Fest vão passar, entre outros, Maria Rita (dia 20 de Julho), Seal (dia 21 de Julho) e Jamie Cullum (dia 29 de Julho). Mas estes são apenas três dos muitos nomes que vão dar música a todos os espectadores do festival.
O preço dos ingressos para assistir aos concertos varia entre os 25 euros e os 60 euros. Estes valores variam de acordo com o lugar pretendido pelo espectador.
Na cidade de Lisboa também há música. Nos dias 1, 2 e 3 de Julho, o Alto da Ajuda acolhe mais uma edição do Delta Tejo.
A qualidade musical está prometida, e pelos palcos do Delta Tejo (Palco Delta, Palco Jogos Santa Casa e Beck'stage) vão passar vários artistas, como Sean Paul (dia 1 de Julho), Nelly Furtado (dia 2 de Julho) e Djavan (dia 3 de Julho).
O preço dos biilhetes varia entre os 30 euros (bilhete diário) e os 48 euros (passe três dias).
E já que falamos de Lisboa, a capital portuguesa recebe outro evento de verão, o Festival dos Oceanos. Entre os dias 30 de Julho e 13 de Agosto, vários locais da cidade vão receber uma série de eventos ligados ao festival.
Concertos, exposições, espectáculos de rua, museus abertos durante a noite e várias actividades interactivas são as propostas da iniciativa promovida pelo Turismo de Lisboa. Todas as actividades têm entrada gratuita e o objectivo único de dinamizar e animar a zona ribeirinha da capital.
No que diz respeito à área da música, Joss Stone vai iniciar o festival no dia 30 de Julho, na Praça Comércio. A organização do Festival dos Oceanos quer juntar vários estilos musicais durante os 15 dias do evento e, por isso, organizou a actividade "O Fado Convida", onde se destacam os concertos de António Zambujo com Roberta Sá (dia 1 de Agosto) e de Ana Moura com Ray Lema (dia 8 de Agosto).
Durante o mês de Agosto, no dia 21, realiza-se a 11ª edição do festival Energie Music Vilar de Mouros, em Caminha.
Para a edição de 2011 do festival são esperadas as presenças de nomes como Henrik Schwarz, Michael Mayer, Marcelinho da Lua, Subway e Pumpkins. Um desfile de talento que dura apenas um dia.
O desejado ingresso que dá entrada no recindo tem um custo de 15 euros, se for adquirido antecipadamente e, de 20 euros, se for comprado no próprio dia.
Se em Sesimbra acontece o Super Bock Super Rock, em Sagres existe o Super Bock Super Fest. Com a Praia do Tonel como cenário de fundo, os dias 12 e 13 de Agosto vão contar com muita música e animação.
No primeiro dia do festival, as presenças de Gentleman e Dub Inc vão iniciar a festa e, para o segundo e último dia, são os concertos de Colbie Caillat e de Ayo que vão encerrar a edição de 2011 do Super Bock Super Fest.
Os preços dos bilhetes variam entre os 40 euros (bilhete diário), os 48 euros (passe de dois dias) e os 58 euros (passe de dois dias e que inclui campismo).