O candidato do PS à câmara de Gaia anunciou que irá apresentar queixa na Comissão Nacional de Eleições contra o seu opositor do PSD/CDS, alegando que este aproveitou "para fazer comício" num passeio da junta de Pedroso a Fátima.
Corpo do artigo
Em resposta, o candidato do PSD/CDS, Carlos Abreu Amorim, fala em "falta de pudor sem limites" e "algum desespero", apontando que o próprio candidato do PS, Eduardo Vítor Rodrigues, "foi a passeios organizados pelas juntas de freguesia de Sermonde e Oliveira do Douro".
O socialista anunciou, este domingo, a apresentação de duas queixas: "uma queixa ao Ministério Público contra o presidente de freguesia da junta de Pedroso por peculato e uma queixa [à Comissão Nacional de Eleições] contra o candidato [do PSD/CDS] à câmara municipal".
"Peculato contra o presidente da junta porque está a usar dinheiros públicos para fazer uma campanha eleitoral absolutamente vergonhosa e que lembra o tempo dos coronéis", criticou Vítor Rodrigues que, quanto ao candidato do PSD/CDS, quer apenas que este "pague o passeio da terceira idade de Pedroso porque na verdade usufruiu de uma iniciativa, que não é uma iniciativa partidária, para fazer um comício partidário".
À agência Lusa, Abreu Amorim explicou ter ido ao passeio a de terceira idade a Fátima organizado pela junta de Pedroso "a convite do presidente da junta de freguesia", a "expensas próprias e em viatura própria".
Para o social-democrata, tais queixas de Eduardo Vítor são "ridículas e desesperadas" e se o candidato socialista as quiser fazer "terá também de fazer queixa de si próprio", por ter ido a passeios das juntas de Sermonde e Oliveira do Douro.
Já para o presidente da junta de Pedroso, António Tavares, tais queixas "não fazem sentido" e representam "uma atoarda e calúnia".
Contou que a junta organiza há 24 anos os passeios para a terceira idade e que foi enquanto "amigo de Carlos Abreu Amorim" que o convidou ao convívio em Fátima, ao qual o candidato se deslocou "a expensas próprias" e onde "cumprimentou algumas pessoas e não teve intervenção pública".
Tal como Abreu Amorim, também apontou que o candidato socialista Eduardo Vítor Rodrigues "tem participado em passeios convívios de Sermonde e Oliveira do Douro".
Além de Eduardo Vítor Rodrigues (PS) e Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), estão na corrida autárquica em Gaia os candidatos José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).
