Lesão obriga à anulação do concerto de hoje, sábado, no Super Rock. Xutos e The Gift substituem ingleses.
Corpo do artigo
A notícia apanhou todos desprevenidos: os Depeche Mode já não actuam hoje à noite no Estádio Bessa XXI, no Porto, no arranque do Festival Super Bock Super Rock (SBSR). Xutos & Pontapés e The Gift substituem os britânicos.
A lesão muscular numa perna contraída pelo vocalista Dave Gahan já na parte final do concerto de Bilbau, Espanha, anteontem, confirmou o pior dos cenários para os fãs portugueses dos autores de "Songs of faith and devotion". O repouso absoluto, por indicação médica, implica o cancelamento dos concertos de hoje no Porto e, já amanhã, em Sevilha.
Ciente de que uma percentagem significativa dos 30 mil espectadores previstos para o Bessa adquiriram o bilhete a pensar no concerto agora anulado, a organização apresenta aos detentores dos bilhetes várias alternativas. A primeira passa pelo reembolso da verba, que pode ser efectuado a partir de segunda-feira, e durante 60 dias, nos locais onde os adquiriram. A única condição necessária para tal é a apresentação do bilhete totalmente intacto.
As outras opções colocadas ao dispor dos compradores consistem na possibilidade de assistir a ambas as datas do SBSR - hoje e em Lisboa, no próximo dia 18 -, mediante a apresentação do bilhete para o Porto ou, ainda, o uso do ingresso unicamente no próximo sábado.
A hipótese de adiar o festival foi de pronto afastada pela organização - a Música no Coração e a Unicer -, não só porque seria impossível conciliar novas datas para os restantes grupos, mas sobretudo pelo facto de os Depeche Mode terminarem no Porto e em Sevilha a digressão europeia iniciada em Maio, que os levou a países como Israel, Grécia, Turquia, Sérvia, Alemanha e Itália.
O fim antecipado de "Tour of the universe 2009" só vem confirmar os reveses e atribulações em redor de uma digressão que promove o novo disco de originais, o 12.ª do historial da banda. Os problemas de saúde de Dave Gahan no decurso da 'tournée' (uma gastroenterite) obrigaram à anulação de espectáculos, cenário que, embora por motivos diferentes, acabou por se repetir.
Com o cancelamento dos Depeche Mode, duas bandas nacionais foram contratadas à última hora: os Xutos & Pontapés, em plena celebração do 30.º aniversário, e os Gift.
Apesar da exclusão dos cabeças-de-cartaz, os horários das primeiras quatro bandas mantêm-se inalteráveis. O que significa que o público vai poder ver e ouvir a pop etérea dos Nouvelle Vague, o indie rock dos suecos Peter Bjorn and John, os franco-americanos Motor e os portugueses Soapbox (vencedores do concurso SBSR Preload).