"Este rio vai ser limpo e salubre", "Aqui vai haver um jardim", "Aqui vai ser a sede da Junta", "Esta rua vai ser pavimentada e alargada". Estas são algumas promessas da lista do PS na freguesia rural de Faria, no município de Barcelos.
Corpo do artigo
O cabeça-de-lista rosa, António Lomba, foi ontem a uma dezena de locais colocar a respectiva placa, com o fim de mostrar "in loco" os problemas e as respectivas soluções, "que são bem simples, basta a Junta trabalhar".
"Este ribeiro atravessa a freguesia ao longo de quatro quilómetros e está demasiado sujo, tem um cheiro nauseabundo, não é limpo há meses, a protecção é deficiente e a azenha está desactivada há 15 anos", enumerou o candidato, que foi presidente da Junta de Freguesia "há 25 anos" e crê agora superar o recandidato "da cor da Câmara" (PSD), José Faria.
Em caso de roubo ou dano das placas de madeira, "há já suplentes" para afixar no mesmo sítio. "Esta campanha é diferente porque somos diferentes, com gente de todos os ideais, com total dedicação para trabalhar - o que não sucede ao actual Executivo - e projectos inovadores, como uma mini-Loja do Cidadão na Junta", frisou António Lomba ao JN.
No panfleto indica-se, aliás, vários serviços mesmo, mesmo grátis: informação jurídica, registo das fossas e poços, Internet, rastreios auditivos e visuais, preenchimento/envio do IRS, tratamento dentário a quem aufere abaixo do salário mínimo e apoio nas idas ao posto médico e avio de receitas.
Promete-se ainda a conclusão urgente dos acessos a Milhazes, Cristelo e Paradela, ampliação do cemitério, construção da casa mortuária, creche, jardim-de-infância, ATL e Centro de Dia, saneamento a 100 por cento e coveiro, entre outros.
Seja quem for que ganhe a disputa eleitoral, não há dúvida - há muito a fazer na aldeia de 600 moradores, que é conhecida pelo imponente pórtico dos Pedregais, pelo castro e pelo castelo de Faria, um dos principais no Norte do país.