O candidato do PS Vítor Sousa prometeu candidatar a cidade de Braga a Capital Europeia da Inovação. A decisão decorreu de contactos com parceiros da cidade e do aconselhamento do mandatário da candidatura para a Ciência e Inovação, o professor Nuno Sousa.
Corpo do artigo
"Felicito Vítor Sousa por esta ideia que simboliza, de forma inequívoca, a capacidade de colocar na agenda política as questões cientificas com enfoque naquilo que é gerado em Braga", sublinhou Nuno Sousa.
Vitor Sousa garantiu que a apresentação da candidatura surgirá "mal assuma a presidência da Câmara, pois o município reúne todos os pressupostos que estão subjacentes à escolha da Capital Europeia da Inovação".
"Braga é um município altamente inovador, que possui conceitos científicos e de investigação de vanguarda, com processos altamente qualificados e que dispõe de ferramentas de ponta. Braga é uma cidade inspiradora. Todos os dias brotam talentos, há capacidade de investimento e a comunidade, quer pública quer privada, envolve-se com afinco na dinamização e na potenciação do produto que valoriza a identidade do município", defendeu o candidato, destacando a relação dinâmica entre todas as estruturas, com especial relevo para o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, com sede na cidade.
A atribuição do título Capital Europeia da Inovação será feita por um júri que analisará todas as cidades com mais de cem mil habitantes e que tenham um programa de inovação em desenvolvimento desde janeiro de 2010, o que acontece com Braga.