A menos de 48 horas da realização das eleições autárquicas 2013, o Conselho Jurisdicional Distrital do PSD de Beja expulsou 26 militantes de Almodôvar, por se terem apresentado em listas contra o partido no ato eleitoral de domingo.
Corpo do artigo
Duas dezenas e meia de militantes fazem parte das listas do movimento "Independentes Por Almodôvar (IPA) na corrida à eleição para a Câmara, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia e entre eles estão o atual presidente da edilidade, António Sebastião e o número à sua sucessão João António Palma, além dos candidatos a vereadores, Sónia Batista e Sílvia Cruz.
Segundo um comunicado emitido esta sexta-feira, mas datado de 29 de setembro, os militantes são punidos com a "pena de expulsão" do Partido Social Democrata, pela "violação do dever de militância", quando todos tinham conhecimento de que o PSD apresentava listas a todos os órgãos do concelho.
Além dos militantes "laranja" concorrentes à eleição na autarquia receberam o "cartão vermelho" do PSD mais 13 militantes por concorrerem na lista do IPA à Assembleia Municipal de Almodôvar.
Outros 8 militantes concorrentes a diversas Assembleias de Freguesia do concelho pelo mesmo movimento sofreram a mesma penalização.
Manuela Godinho também candidata a uma Assembleia de Freguesia, mas pelo "Grupo de Cidadãos Almodôvar para Todos", viu também ser-lhe aplicada a pena de expulsão.
A deliberação do Conselho Jurisdicional Distrital do PSD de Beja foi tomada no passado dia 24 de Setembro e hoje foram notificados aos militantes expulsos e os presidentes da Concelhia de Almodôvar, da Distrital de Beja e do Conselho de Jurisdição Nacional e o secretário-geral do PSD.
Numa entrevista concedida no decurso da campanha eleitoral, António Sebastião, o atual presidente da Câmara e nº 2 da lista do IPA, tinha referido que a decisão de entregar os cartões de militantes do PSD "estaria para breve", numa falando da possibilidade de "expulsão". Na altura o edil tinha garantido que o PSD em Almodôvar pode passar de "primeira a terceira força no concelho", garantido a vitória do movimento independente.
A "guerra" no interior do PSD do distrito de Beja, começou quando em Fevereiro António Sebastião "deixou de ser" o candidato do PSD à Câmara de Beja, tendo a partir daí entrado em "rota de colisão" com o presidente da Distrital e deputado na Assembleia da República, Mário Simões.