Corpo do artigo
Dona Maria do Carmo e Dona Rosa não têm dúvidas: são brasileiras de alma e coração, mas torcem hoje abertamente por Portugal. A mãe de Liedson e de Pepe, respectivamente, vão ver o encontro com a camisola dos filhos.
Às 11 horas da manhã (menos quatro horas do que em Portugal continental), altura do início do encontro no Brasil, ambas garantem que vão estar com um terço na mão. Aliás, as mães dos três luso-brasileiros dizem-se extremamente religiosas e... portuguesas. Pelo menos durante a hora e meia do encontro. O samba vai ser substituído pelo fado nos seus corações.
Ao JN, Dona Maria do Carmo diz, meio a sério meio a brincar, que só vai voltar a ser brasileira nos oitavos-de-final. E até contrariou o que nos afirmara há cerca de um mês. "Mudei de ideias! Antes, eu pensava torcer por uma vitória do Brasil e pelos golos do meu filho. Mas, agora, não. Vou estar cem por cento por Portugal. Sabe, o meu país nunca nos deu nada...". Na sua residência, em Valença, rodeada de uma bandeira lusitana, vão estar cerca de 30 familiares, que vão almoçar "picanha assada no forno com feijão tropeiro".
Por seu lado, na casa da família do defesa do Real Madrid, só vão estar duas pessoas a assistir ao Portugal-Brasil. "Só eu e a irmã do Pepe. Não gosto de confusão nos grandes jogos", diz, Dona Rosa. Por isso, nem sabe o que vai ser o almoço. "Logo se vê", diz, a rir, com o inconfundível e típico sotaque do nordeste brasileiro.
A goleada à Coreia do Norte, acrescenta, assustou "um pouco", os canarinhos. "Eles pensavam que iam ganhar facilmente, mas agora "botaram" um pezinho atrás na sua confiança. Vão mais devagar", assumiu, bem disposta, como se fosse uma "verdadeira" lusitana.
Se vencer a equipa de Carlos Queiroz, vai haver "pirraça" de certeza. "Eu não esqueço o 6-2 de Brasília. Se Portugal ganhar, pode ter a certeza de que não vou ficar calada", refere, ao mesmo tempo que sublinha a fé por "Nossa Senhora de Fátima".
Pai de Deco operado
Ambas as mães vão ver o clássico com as camisolas dos filhos. "O Liedson me deu uma camisola 9 e é sempre com essa que vejo os jogos". Em Maceió, a conversa é praticamente a mesma. "O Pepe deu-me, uma vez, a sua camiseta de treino e eu guardei... Vou pô-la amanhã [hoje], bem cedo".
E o que será que os craques têm dito ao telefone desde a África do Sul? "Olha, o Pepe está muito bem disposto. Já lhe disse para fazer tudo para conseguir uma revanche". Perto de São Salvador da Baía, Dona Maria do Carmo diz que Liedson está "feliz". "O que posso dizer é que ele está a sentir-se realizado".
Em Indaiatuba, no município de São Paulo, vivem os pais de Deco. Apesar de referir que vai torcer por Portugal, a mãe do médio do Chelsea preferiu não efectuar declarações. O pai do futebolista foi sujeito a uma pequena cirurgia à boca, facto que levou os familiares a optarem pelo silêncio.