Ribau Esteves será o próximo presidente da Câmara de Aveiro, segundo uma sondagem exclusiva JN. Mas o ainda autarca de Ílhavo pode ter um mandato difícil, se Élio Maia votar ao lado do PS.
Corpo do artigo
Os buracos das estradas do município de Aveiro não vão deixar que a eleição de Ribau Esteves (apoiado pelo PSD, CDS e PPM) para a Câmara seja um passeio, como muitos previam. E o maior "alçapão" chama-se Élio Maia, atual presidente do executivo, que vai recandidatar-se, não pelo PSD e CDS, como nos últimos dois mandatos, mas como independente. O inquérito de opinião da Eurosondagem para o JN revela que a vitória de Ribau não está em causa, longe disso, mas o atual presidente da Câmara de Ílhavo pode vir a ter a vida complicada. Isto, partindo do princípio de que o Tribunal Constitucional autoriza a candidatura de Ribau, que atingiu o limite de mandatos.
A projeção da sondagem aponta para que Ribau venha a conseguir 41,2% dos votos nas eleições de 29 de Setembro, enquanto o candidato do PS, Eduardo Feio, terá 25,9%. A diferença de 15,3% seria mais do que confortável, se a "novidade" Élio não conseguisse 18,1%. Para quem, como o atual autarca de Aveiro, conseguiu 53,7% na vitória de 2009, os 18,1% constituem um valor desastroso, mas que pode ser suficiente para dificultar a governação de Ribau, se Élio votar ao lado do PS nos assuntos mais importantes. Em termos de mandatos, a sondagem aponta para que a coligação de direita liderada por Ribau consiga quatro ou cinco vereadores, contra dois ou três do PS e dois da candidatura de Élio.
Hoje, com 16,7% de indecisos, a balança da futura oposição tanto pode ter menos um como mais um vereador do que o PSD-CDS-PPM. Parte-se do princípio de que Élio não se coligará com Ribau, como tudo indica, até devido ao desconforto que o atual autarca sentiu pela forma como decorreu a escolha do candidato do PSD-CDS.
Relativamente à primeira sondagem do JN, publicada a 2 de Junho, e na qual não entrou Élio Maia (não era candidato), todos os concorrentes caem, com exceção do escolhido pela CDU, Miguel Viegas, que mantém os fiáveis 4,9%. Ribau e Feio caem cerca de 7%, Nélson Peralta, do BE, desce 2%, e Vítor Ramalho, do PNR, 0,1%. Nenhum dos três partidos consegue eleger vereadores.
Como a percentagem de indecisos (16,7%) pouco mudou relativamente a junho (15,8%), não será arriscado afirmar que Élio terá ido buscar parte dos 18,1% ao eleitorado de Ribau Esteves e Eduardo Feio. A campanha promete.
FICHA TÉCNICA
Estudo de Opinião efetuado pela Eurosondagem, S.A., para o JN, nos dias 18 e 19 de Julho de 2013. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados.
O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente no Concelho de Aveiro, e habitando em lares com telefone da rede fixa.
Foram efetuadas 580 tentativas de entrevistas e, destas, 70 (12,1%) não aceitaram colaborar no Estudo de Opinião.
A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma aleatória resultou, em termos de sexo, (Feminino - 52,0%; Masculino - 48,0%), e no que concerne à faixa etária, (dos 18 aos 30 anos - 19,4%; dos 31 aos 59 - 49,4%; com 60 anos ou mais - 31,2%) num total de 510 entrevistas validadas.
O erro máximo da Amostra é de 4,32%, para um grau de probabilidade de 95,0%.