<p>A professora universitária Guilhermina Rego é a novidade da lista da coligação PSD/CDS à Câmara do Porto, que mantém seis dos actuais sete eleitos dos dois partidos no Executivo. De fora, fica apenas o vereador democrata-cristão Lino Ferreira.</p>
Corpo do artigo
As listas da coligação PSD/CDS à Camara do Porto, encabeçada pelo autarca social-democrata Rui Rio, e à Assembleia Municipal, liderada por Valente de Oliveira, serão entregues esta semana pelo mandatário da candidatura "O Porto em Primeiro", Miguel Veiga. O anúncio foi feito, ontem, num comunicado das concelhias dos dois partidos.
Na lista ao Executivo Municipal, as principais novidades prendem-se com o obrigatório cumprimento da lei da partidade, com a aposta na professora universitária Guilhermina Rego para sexto lugar e com a saída do actual vereador do CDS/PP Lino Ferreira.
Sendo assim, o actual vice-presidente da Câmara do Porto, o democrata-cristão Álvaro Castello-Branco, mantém-se em segundo lugar. Segue-se a vereadora da Habitação e Acção social, Matilde Alves, do PSD, que, há quatro anos, ocupara o quarto lugar. Sobe agora um posto devido precisamente à lei da paridade, que obriga a que as listas tenham uma mulher em cada três candidatos.
Vladimiro Feliz, vereador da Educação, Juventude e Inovação, do PSD, subiu do sétimo para o quarto lugar, enquanto Manuel Sampaio Pimentel, vereador da Protecção Civil, do CDS/PP, passou do sexto para o quinto lugar.
É então no sexto lugar que se encontra o "rosto" da renovação da lista do PSD e do CDS/PP à Câmara do Porto. "Guilhermina Rego é o nome que se destaca, em sexto lugar, portanto, numa posição elegível e de relevo", lê-se no comunicado das concelhias, em que se refere que a candidata tem 37 anos, "é professora universitária na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto" e "integrou a lista de candidatos nas últimas eleições autárquicas, em lugar não elegível, por se encontrar a acabar o doutoramento, o que a impediu de ocupar um lugar de maior destaque na equipa".
"Em sétimo lugar aparece Gonçalo Gonçalves, do PSD, actualmente vereador com o pelouro da Cultura, Animação e Lazer e principal responsável pela empresa municipal PortoLazer. Em oitavo surge o nome do actual presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, Miguel Seabra", adiantam ainda as referidas concelhias.
Tal como há quatro anos, a coligação volta a apostar na independente Maria Amélia Cupertino de Miranda, presidente da Fundação Cupertino de Miranda, com 62 anos, que ocupa o nono lugar da lista e que "tem vindo a colaborar muito de perto com o actual Executivo na área da cultura".
O vereador do CDS/PP Lino Ferreira é a única ausência entre os actuais eleitos da coligação. Segundo o comunicado, foi o vereador do Urbanismo quem colocou "o seu lugar à disposição da coligação em nome da renovação e do cumprimento da Lei da Paridade que era necessário fazer". Daí que as concelhias garantam que a sua saída foi por "mútuo acordo".
Ainda no comunicado, a candidatura "O Porto em Primeiro" considera que a elaboração da lista à Câmara do Porto "foi um acto de maturidade política e de respeito" pela cidade.