Rui Moreira defendeu, esta sexta-feira, durante uma visita ao Sea Life, que estão em confronto candidaturas com "dois modelos completamente diferentes": a sua e "a de Luís Filipe Menezes, que comporta perigos para a cidade do Porto". E lançou um apelo contra a abstenção.
Corpo do artigo
Reagindo à sondagem publicada pelo JN, que regista uma queda de Luís Filipe Menezes, com Rui Moreira a colar-se ao autarca do PSD, o candidato independente começou por afirmar que não costuma valorizar esses estudos de opinião. Porém, acabou por defender que os resultados mostram que a sua candidatura é alternativa à de Menezes.
"Há uma tendência que parece vir a confirmar-se desde a primeira hora mas, acima de tudo, o que resulta das sucessivas sondagens e a sensação que nós temos é que somos a alternativa a um modelo que é exatamente oposto ao nosso", reagiu Rui Moreira.
"Estão em confronto candidaturas que têm dois modelos completamente diferentes: a nossa e a de Luís Filipe Menezes, que comporta perigos para a cidade. É um modelo de grande investimento em obras que, provavelmente, contribuirão para enfraquecer a cidade", prosseguiu, acrescentando que se trata de um modelo de desenvolvimento "muito passadista" e "que levou Portugal à situação em que está".
O candidato independente diz esperar "que os eleitores se sintam tentados desta vez a votar". Ou seja, "que votem aqueles que normalmente ficam em casa". E que se revejam nas suas propostas de "políticas ativas para a cidade do Porto" e numa candidatura que "é livre e independente".
"Espero que, no final, nos deem a vitoria", apelou Rui Moreira, após uma visita ao Sea Life, onde conheceu o seu peixe "Rui Moreia" que tem como lema "O nosso partido é o mar".
O futebol veio esta manhã à baila quando foi explicado ao candidato que o peixe que lhe foi atribuído, nas eleições que o Sea Life lançou, é na verdade um moreia dragão. "Se é dragão está bem para ti", atirou, bem disposto, um membro da comitiva.
O peixe "Rui Moreia" começou por estar à frente nas sondagens do Sea Life, mas passou para o meio da tabela. Domingo as crianças e adolescentes vão poder votar no seu peixe favorito.
Depois da visita, Rui Moreira seguiu depois para uma reunião com representantes do Movimento Nacional dos Empresários da Restauração.
O candidato prometeu usar a sua condição de "livre e independente" para fazer "pressão política" junto do poder central no que toca ao aumento do IVA.
"Esperamos que, finalmente, o Governo possa voltar atrás nesta decisão. Está a matar uma atividade muito importante para a cidade, que cria muito emprego e as micro-empresas estão com enormes difciuldades", lamentou o candidato.