<p>"Um acto que merece ser altamente louvado". É nestes termos que Jorge Sampaio expressa o seu apoio a Paulo Pedroso, que ao concorrer pelo PS em Almada permite "uma escolha". O ex-presidente elogia o percurso político do candidato.</p>
Corpo do artigo
O apoio do antigo chefe de Estado foi manifestado numa carta, a que a Lusa teve acesso através de fonte da candidatura socialista. Na missiva, Sampaio considera "importante haver escolha" num processo eleitoral. "Paulo Pedroso veio dar essa possibilidade real, e isso constitui um acto, nos tempos que correm, que merece ser altamente louvado", assinala.
Para o ex-presidente da República, "a escolha deve girar na comparação das diferentes estratégias entre os vários candidatos e os respectivos programas, de modo a propiciar uma discussão ampla e uma visão de futuro", sustentando que a presença de antigo ministro "nesta contenda democrática assegura uma e outra". Além de constituir "a garantia da qualidade que sempre tem presidido à sua actividade política, após um percurso extenso e com responsabilidades executivas ao mais alto nível de que se desempenhou de forma a merecer geral respeito".
Jorge Sampaio conclui a carta com a terceira razão que o leva a expressar apoio a esta candidatura: "Não me esqueço do seu percurso político, sempre qualitativamente elevado, o que recordo desde os tempos da sua entrada no PS que ajudei, com muito gosto, a patrocinar".
Em declarações à Lusa, Paulo Pedroso afirmou "sentir uma emoção muito especial, porque Jorge Sampaio é uma grande referência entre os políticos que, tendo tido actividade a nível nacional, abraçaram a democracia a nível local".
O candidato socialista diz querer seguir o exemplo de Sampaio, a quem está ligado por uma "amizade de muitos anos", como presidente da Câmara de Lisboa. "É uma das grandes fontes de inspiração da minha candidatura".
Pedroso exprimiu ainda um desejo: espera que, "depois do apoio de Mário Soares, este apoio de Jorge Sampaio - e sendo eles duas pessoas que só excepcionalmente se envolvem na polícia nacional - seja visto pelas pessoas como um sinal da importância e da urgência de fazer de Almada um sítio diferente".