<p>Com o objectivo de ter uma população sénior em Lisboa com tanta "vitalidade" como a de Mário Soares, Santana Lopes comprometeu-se a criar um pelouro dos "seniores", de forma a assegurar mais diversão e educação aos idosos. </p>
Corpo do artigo
Mais educação, diversão e cultura. São estas as três armas com que Santana Lopes pretende combater a exclusão e o isolamento da Terceira Idade no concelho. A exemplo do que fez quando passou pelo Governo, ao criar um ministério específico para determinada faixa etária (o da Criança), o candidato de "Lisboa com Sentido" anunciou, ontem, Dia Internacional do Idoso, que um futuro executivo seu saído das eleições contará com um pelouro dedicado aos seniores.
Do orçamento municipal, tal pelouro não exigirá grande esforço financeiro, tendo em conta que se sustentará em parcerias. "Trata-se de um pelouro necessário. Se é criado para a juventude, por que não para esta população? Será um departamento a tempo inteiro, que não exige quase orçamento, porque pode viver de parcerias e proporcionar coisas simples como um baile", explicou ao JN.
"Lisboa tem uma faixa etária cada vez mais elevada, é normal que a Câmara tenha na sua estrutura organizativa este pelouro. De forma a convergir esforços até com instituições de solidariedade, por exemplo, para proporcionar mais oferta cultural, mais entretenimento", argumentou, depois de confraternizar com duas centenas de alunos da Universidade da Terceira Idade, em São Domingos de Benfica, e outros tantos no bailarico vespertino do Mercado da Ribeira, onde não escapou a um "pézinho" de dança.
A intenção do social-democrata é multiplicar pela cidade a "vitalidade" nos idosos. "Dei como exemplo da pedagogia da actividade o doutor Mário Soares, que tem 80 anos e continua numa actividade incessante. Alertei para a ideia de que parar é chamar a aterosclerose", argumentou. "As pessoas destas idades podem garantir a segurança em escolas, ou a limpeza de jardins, desde que tenham capacidade de o fazer, através de esquemas de pequenas remunerações", substanciou.