<p>A Sérvia reentrou na corrida ao apuramento para os oitavos de final do Mundial de 2010, na África do Sul, ao bater hoje. sexta-feira, a Alemanha por 1-0, em encontro da segunda jornada do grupo D.</p>
Corpo do artigo
Um golo de Milan Jovanovic, aos 38 minutos, foi suficiente para parar uma Alemanha que tinha saído vitoriosa da primeira jornada com a maior goleada da prova (4-0 com a Austrália), resultado aposto ao da Sérvia, derrotada pelo Gana por 1-0.
A primeira vitória da Sérvia como nação independente num campeonato do Mundo foi consumada quando Jovanovic aproveitou bem uma assistência de cabeça de Nikola Zigic para a pequena área, depois de um bom cruzamento da direita de Milos Krasik.
No momento do golo, a Sérvia jogava há um minuto em vantagem numérica, depois de Miroslav Klose ter sido expulso por acumulação de cartões amarelos (12 e 37 minutos), no jogo do Mundial com maior número de cartões - 10 (nove amarelos e um vermelho por acumulação).
O jogo ficou ainda marcado pela atuação do guarda redes Vladimir Stojkovic, jogador do Sporting emprestado esta época aos ingleses do Wigan, que conseguiu deter uma grande penalidade marcada por Lucas Podolski, aos 60 minutos, a castigar mão do central do Manchester United Nemanja Vidic. Aliás, o guarda-redes sérvio foi eleito o homem do jogo.
Os cerca de 40 mil espetadores presentes no Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, viram ainda a bola embater por três vezes nos postes.
A primeira nos descontos da primeira parte, através de um pontapé de Sami Khedira à baliza de Stojkovic, e as restantes aos 65 e 73 minutos, a remates de Jovanovic e Zigic à baliza de Manuel Neuer.
A segunda jornada do grupo D conclui-se sábado, com o embate entre o Gana e a Austrália.