O socialista José Maria Costa revalidou, este domingo, sem surpresas, o mandato à frente da Câmara de Viana do Castelo, com maioria absoluta. O resultado, de 47,6%, é inferior em 2,5% ao por ele conseguido há quatro anos (50,2%), na primeira vez que se apresentou a sufrágio à frente da candidatura socialista. Apesar da ligeira descida, mantém o mesmo número de vereadores: cinco.
Corpo do artigo
O PSD, que, contrariamente às últimas eleições, concorreu sozinho (e não coligado com o CDS-PP), conquistou três vereadores (os mesmos que tinha na coligação) e a CDU conseguiu a eleição de Ilda Figueiredo, voltando os comunistas a ocupar um lugar no Executivo, desaparecido desde 2005.
O CDS-PP deixa, agora, de estar representado no Executivo (conseguira, em 2009, um lugar em coligação), conquistando os centristas um assento na Assembleia Municipal e dois eleitos a assembleias de freguesia.
"Vitória limpa"
"Esta foi uma vitória de todos os vianenses. É a concretização de um trabalho de quatro anos, que nos deixou muito felizes", diria José Maria Costa, perante militantes e simpatizantes que o aguardavam na sede de campanha, considerando tratar-se de uma "vitória limpa".
"Estamos muito felizes por esta vitória. Fizemos campanha propondo ideias e projetos e identificando as prioridades de Viana do Castelo", considerou Costa, dando conta que os tempos que se avizinham são de "grande responsabilidade" para "toda uma nova geração de autarcas: Há grandes mudanças sociais e económicas e é preciso que os autarcas tenham presente o que são as novas funções das autarquias".
Deputado à AR e rosto da candidatura social-democrata, Eduardo Teixeira afiançou que ocupará o lugar no Executivo "se a lei o permitir", assinalando Ilda Figueiredo que, ontem, "a noite foi da CDU em Viana do Castelo: regressamos ao Executivo, passamos a ter mais eleitos na Assembleia e ganhámos as eleições à União das Freguesias da cidade".
O destaque no que se refere à corrida às assembleias de freguesia vai para a vitória dos comunistas na união de freguesias da cidade (organismo que conta mais habitantes que oito dos dez concelhos do distrito), formada por Monserrate, Santa Maria Maior e Meadela.
Quanto aos eleitos à Assembleia Municipal, o PS conquistaria 14 assentos, contra 9 do PSD, quatro da CDU e um do CDS-PP.
"Esta foi uma vitória de todos os vianenses. Vem reconhecer o trabalho sério e empenhado na defesa de Viana do Castelo".