Os festivais de música que assinalam a abertura do cardápio de verão começam esta sexta-feira, na Ericeira, Loulé e Oeiras, apesar de já terem acontecido dois eventos nesta área: o Rock in Rio Lisboa e o Primavera Sound, no Porto.
Corpo do artigo
Um dos festivais que começa esta sexta-feira é o Sumol Summer Fest, um dos primeiros festivais de verão que combina música, campismo e mar, por estar perto das praias da Ericeira, além de ter uma vertente ligada ao desporto para os praticantes de "skate".
Serão apenas duas noites de concertos, mais virados para o reggae, rock e eletrónica, com atuações de nomes como Alpha Blondy, Richie Campbell, Gabriel o Pensador, Mercado Negro, Barrington Levy e Souls of Fire.
No sul do país, em Loulé, também haverá música, esta sexta-feira e este sábado, com o festival Med, com propostas na área das músicas do mundo, entre as quais a estreia ao vivo dos músicos brasileiros Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra, com o instrumentista maliano Toumani Diabaté em "A Curva da Cintura".
A par deles estarão ainda os Jamaican Legends, com Sly & Robbie, Ernest Ranglin e Tyrone Downie a celebrarem em Loulé, com reggae, os 50 anos da independência da Jamaica, e grupos portugueses como A Jigsaw, Paus e You Can't Win Charlie Brown.
Com concertos mais espaçados ao longo das próximas semanas, até final de julho, esta sexta-feira tem início também o CoolJazzFest, com um concerto, já esgotado, de Sting no estádio municipal de Oeiras.
O programa incluirá, mais tarde, nomes como Pat Metheny, Al Jarreau e Michael Kiwanuka.
O calendário de festivais continua preenchido, mais ou menos imune à crise, com a maioria dos eventos a manter-se durante todo o verão.
Na próxima semana, entre os dias 5 e 7 de julho, o festival Super Bock Super Rock atinge a maioridade, com a 18.ª edição, perto da praia do Meco, Sesimbra, e com um cartaz menos ambicioso que no ano passado.
Ainda assim estão prometidas algumas estreias, como a da cantora norte-americana Lana Del Rey e o regresso dos Incubus e de Peter Gabriel, ex-Genesis, nome histórico do rock, que se apresentará em Portugal com uma orquestra para reinterpretar temas da carreira.
A par do cartaz, a organização prometeu investir nas infraestruturas, nomeadamente no piso - para evitar tanto pó como em 2010 e 2011 - e na zona de campismo.
Julho é ainda o mês do festival Optimus Alive, de 13 a 15, no Passeio Marítimo de Algés, com mais de 60 artistas, entre os quais Radiohead, The Cure, Florence + The Machine, Justice, Stone Roses, Buraka Som Sistema. O passe de três dias e o bilhete para o dia 15 de julho estão esgotados.
De 16 a 29 de julho está previsto o primeiro Cascais Music Festival, e o cartaz inclui Morrisey, Melody Gardot ou Carlos do Carmo.
Na segunda quinzena de julho, acontecem os festivais Marés Vivas (de 18 a 21, em Vila Nova de Gaia), com Franz Ferdinand, Billy Idol, Garbage, Anastasia e Ebony Bones, e o Festival Músicas do Mundo de Sines (de 19 a 21 e de 26 a 28), o mais carismático e abrangente dos festivais de músicas do mundo em Portugal, com Mari Boine, Marc Ribot, Tony Allen e Hugh Masekela, entre outros.
A referência dos festivais de verão, com campismo e praia, para um público mais jovem - o Sudeste TMN - decorrerá de 1 a 5 de agosto, perto da Zambujeira do Mar, com The Roots, Ben Harper, David Guetta, Eddie Vedder ou Marcelo D2.
No anfiteatro natural junto à praia fluvial do Tabuão, no Minho, acontecerá a 20.ª edição do festival Paredes de Coura, de 13 a 17 de agosto, com Stephen Malkmus, dEUS, Ornatos Violeta, Patrick Watson, Japandroids e tUnE-yArDs.