Nos últimos 15 anos, a vila Zambujeira do Mar tem sido sinónimo de sol, praia, mas também música, por conta do festival Sudoeste, que começa oficialmente esta quinta-feira com Snoop Dogg como cabeça-de-cartaz.
Corpo do artigo
No recinto da Herdade da Casa Branca, perto daquela localidade, a organização programou algumas actuações de DJ ao longo desta semana, por causa dos milhares de espectadores que já se concentram no espaço, acampados 'paredes meias' com os palcos.
Na quarta-feira, centenas de festivaleiros concentravam-se ao final do dia nas imediações do recinto vindos da praia, a avaliar por todos os que saíam dos autocarros (ao serviço da organização) carregados de toalhas, chinelos, geleiras, alguns com pranchas de surf e 'bodyboard'.
Esta quinta-feira tem início oficialmente o festival e até domingo são esperados cerca de setenta concertos repartidos por quatro espaços de actuações.
O destaque desta primeiro dia vai para a estreia em Portugal do 'rapper' norte-americano Snoop Dogg, uma das últimas contratações da organização, uma vez que foi convidado para substituir Amy Winehouse, que cancelou a digressão em Junho e faleceu há duas semanas.
Snoop Dogg anda em digressão com o álbum The Doggumentary (2010), mas no Sudoeste TMN são esperados temas do resto da carreira, que ilustram todo um universo do 'rap' e do 'hip hop' que fala de violência, morte, segregação social e mulheres.
Haverá ainda duas outras estreias em ambiente de festival: o californiano Raphael Saadiq que, aos 45 anos, é apresentado como uma das vozes da renovação do soul; e Janelle Monáe, a rapariga do Kansas, do 'smoking' e da poupa, que agitou em 2010 as águas da 'soul' e do 'funk' com o álbum The ArchAndroid.
Destaque ainda para as presenças de Jamie Woon, Destroyer e dos Asian Dub Foundation.
O 15.º Sudoeste TMN termina no domingo e até lá contará ainda com Kanye West - a estrela de sexta-feira -, Underworld, Deolinda, The National, Interpol, Marcelo Camelo, DEUS, que estiveram em 1997 na primeira edição do festival, a fadista Cuca Roseta e aquele que muitos consideram o novo guru da eletrónica, o DJ e produtor francês David Guetta.