<p>Uma idosa de quase cem anos é uma das candidatas de uma lista eleitoral na Freguesia de Vila Franca da Beira, Oliveira do Hospital, provando que a idade não é impeditiva da participação cívica. </p>
Corpo do artigo
De 97 anos, Teresa dos Santos Lopes concorre pela lista do PS como a última da lista à Assembleia de Freguesia de Vila Franca da Beira, Oliveira do Hospital, a convite do filho, António Lopes, candidato pelo PS à Assembleia Municipal.
De início, ainda pensou que se tratava de uma brincadeira: "Disse-lhe que não podia ir a festas e andar por aí, mas a minha língua ainda está boa e sou muito politiqueira".
Nascida em Sobral de São Miguel (Covilhã) e a viver na actual freguesia desde 1956, a idosa apresenta mesmo algumas prioridades políticas para a autarquia: a saúde e a educação.
De origens humildes e mãe de oito filhos, Teresa Lopes explica que esta candidatura é uma forma de agradecer a hospitalidade da terra.
Mas os elogios, esses vão todos para os filhos, nomeadamente o candidato a deputado municipal, recordando uma das músicas que lhe cantou em pequeno, onde lhe vaticinava "riquezas tão grandes e tal bondade" que em seu redor "não fique pobre ninguém".
Agora, o objectivo é obter um lugar na Assembleia de Freguesia para aí comemorar os cem anos de vida, algo que se afigura difícil porque, para tal, será necessário uma vitória esmagadora do PS numa autarquia ganha em 2005 pela CDU com 150 votos e 42% dos votos.
O PS ficou apenas em terceiro lugar, atrás do PSD, com apenas 54 votos, correspondentes a pouco mais de 15%.