A aposta na criatividade e empreendedorismo são comuns à Samsung e ao So Pitch, o que motivou a parceria. Pedro Gândara, diretor de marketing da Samsung Portugal, acredita que este modelo de recrutamento responde melhor às exigências do mercado e descobriu projetos inovadores que quer ver entre as candidaturas ao Prémio Sim.
Corpo do artigo
Porque é que a Samsung se associou ao So Pitch?
A Samsung decidiu ser parceira do So Pitch porque há uma grande identidade entre aquilo que são os princípios do So Pitch e aqueles que queremos trazer para o Movimento Sim. Quando o Miguel [Gonçalves] nos desafiou, aceitámos desde logo estar presentes.
O modelo de recrutamento do So Pitch responde melhor às atuais necessidades do mercado de trabalho?
Acredito que sim. Procuram-se cada vez mais valores diferentes, que não vêm só da formação que recebemos nas nossas escolas. As pessoas necessitam de desenvolver "soft skills" que as enriqueçam e é isso que é trazido ao de cima no So Pitch.
O que é que a Samsung retira desta experiência?
Que se calhar temos de ser muito mais exigentes na nossa forma de recrutamento. Continuamos um bocadinho apegados às "hard skills", aos currículos normais e, se calhar, precisamos de evoluir e procurar paixão e dedicação nas pessoas que recrutamos.
A parceria com o So Pitch é para continuar numa próxima edição?
Se o Miguel nos quiser desafiar, estou seguro que estaremos com ele.
Como é que olha para o mercado de trabalho?
Revejo-me um bocadinho nas palavras do Miguel. Se formos criativos, se soubermos exatamente aquilo que queremos, se soubermos enfatizar essas qualidades e colocá-las ao serviço das empresas para quem queremos trabalhar, continuam a existir oportunidades, embora saibamos que são cada vez menos.
Quais são as apostas da marca para continuar na liderança na área tecnológica à escala mundial?
A Samsung tem apostado na inovação e tem sido capaz de colocar essa inovação ao serviço das pessoas. Colocamos no mercado produtos que não estão acessíveis pela nossa concorrência: somos os únicos que conseguem ter televisões que são comandadas por voz e por gestos; e somos os únicos que têm um telemóvel que é capaz de entender efetivamente o seu utilizador.
Que papel desempenha a criatividade na atual conjuntura económica?
É um pilar para ultrapassar a fase menos boa do nosso mercado. Temos de conseguir fazer diferente e melhor para vencer esta adversidade.
O que é retiraram da experiência do So Pitch para aplicar ao Movimento Sim?
Para já, vamos desafiar algumas daquelas pessoas a estarem também no Prémio Sim, pois acreditamos que existem projetos que podem contar com o apoio de 25 mil euros deste prémio.