<p>Vencer é ter mais votos. José Sócrates definiu, ontem os objectivos socialistas para as eleições de domingo. Numa acção de rua de Ana Gomes, o líder socialista foi um entre os vários notáveis que ontem foram apoiar a candidata a Sintra.</p>
Corpo do artigo
"O PS candidata-se sempre para ganhar. Ganhar é ter mais votos - esse é sempre o critério democrático". A resposta de José Sócrates sobre os objectivos eleitorais dos socialistas nas eleições autárquicas permite já amortecer os efeitos da eventual possibilidade do PSD vir a conquistar mais autarquias. Mesmo que esse venha a ser o resultado, o PS está disposto a vender caro o domingo eleitoral e, ontem, apostou alguns dos seus pesos pesados na ajuda a Ana Gomes, em Sintra.
Além de José Sócrates, a eurodeputada socialista e ex-embaixadora de Portugal na Indonésia teve também ao lado o ex-presidente da República Mário Soares e o ex-secretário-geral do PS Ferro Rodrigues.
José Sócrates classificou Ana Gomes como "uma mulher que nunca vira a cara à luta"e destacou ainda as suas "imensas qualidades pessoais e políticas". "Ana Gomes é uma das grandes apostas do PS nestas eleições autárquicas e estou muito esperançado que vença. O concelho de Sintra, que é o maior do país, precisa de afirmação económica e precisa sobretudo de uma rede social que garanta que na saúde e na educação são prestados bons serviços à população", acrescentou o líder socialista.
Mário Soares recusou qualquer ideia de "vingança" através de Ana Gomes da derrota sofrida pelo seu filho, João Soares, nas nas autárquicas de há quatro anos, perdendo diante do actual presidente da Câmara, Fernando Seara. "Não se trata de vingar coisa nenhuma. Penso que Ana Gomes é a melhor candidata para ganhar estas eleições. Por isso, estou aqui hoje", respondeu o ex-presidente da República.
Ana Gomes mostrou-se também confiante na vitória no próximo domingo e diz que as suas primeiras reuniões serão com os futuros ministros da Educação e da Saúde, áreas que considerou prioritárias. "Se vencer as eleições, a primeira reunião será com quem for ministro ou ministra da Educação e a segunda com a ministra ou o ministro da Saúde. Essas são as duas áreas prioritárias", declarou a eurodeputada socialista.
Segundo Ana Gomes, em Sintra, nos dois últimos mandatos, "houve um tremendo desinvestimento da parte da actual gestão camarária no parque escolar".
Na área da saúde, a candidata socialista afirma que a sua prioridade é que "vá finalmente por diante o Hospital de Sintra". "Houve grande incúria e desinteresse da parte da Câmara Municipal e é a razão por que ainda não temos hospital".