Estádio do Restelo, em Lisboa, recebe hoje cerca de 30 mil pessoas.
Corpo do artigo
Depois da edição do Porto, o festival Super Bock Super Rock (SBSR) leva hoje, a partir das 18 horas, ao estádio do Restelo, em Lisboa, nomes como The Killers e Duffy. A organização espera a presença de cerca de 30 mil pessoas.
A segunda ronda da 15.ª edição do festival arranca com a actuação dos Bettershell, banda de São João da Madeira. Tendo os norte-americanos The Killers e a galesa Duffy como cabeças-de-cartaz, o palco do Restelo conta ainda com as presenças dos Mando Diao, Brandi Carlile e The Walkmen. De acordo com Jwana Godinho, da promotora Música no Coração, são esperadas entre 30 e 35 mil pessoas no recinto.
É a primeira vez que The Killers estão perante o público português, com um espectáculo que deverá ter como centro nevrálgico o CD "Day & age", editado em finais de 2008. Em menos de dez anos, passaram de banda do circuito nocturno de Las Vegas para o catálogo das melhores do pop rock da actualidade, com álbuns que se evidenciam pela colagem da electrónica dançante ao rock mais melódico e com espectáculos conceptualmente elaborados.
O quarteto liderado por Brandon Flowers chamou a atenção com temas como "Somebody told me" e "Mr. Brightside", do álbum de estreia "Hot fuss" (2004), que vendeu até hoje cerca de 7,5 milhões de cópias em todo o Mundo.
Igualmente estreante em Portugal é Duffy, que viu o seu primeiro álbum, "Rockferry", ser premiado no Reino Unido e nos EUA. A cantora tem apenas 25 anos e uma voz que se encaixa na pop-soul. "Rockferry", que tem como cartão de visita a canção "Mercy" (tema que alcançou a primeira posição dos tops em mais de 12 países), valeu-lhe um Grammy, três Brit Awards e múltiplas platinas, por cerca de 5,5 milhões de cópias vendidas.
Banda de garagem formada na Suécia, os Mando Diao gravaram o primeiro álbum em 2002, mas só saíram do anonimato dois anos depois, com o lançamento de "Hurricane Bar". "Give me fire" é o seu mais recente registo discográfico.
Repetentes em Portugal são Brandi Carlile e os Walkmen. Quanto ao quinteto Bettershell, foi formado em 2006 e dispõe de apenas 15 minutos para mostrar o que vale na 15.ª edição do SBSR.
* com Lusa