
PVC
18.00 O presidente do BES, Ricardo Salgado, disse que o Governo deve ser "sensível" perante as manifestações de descontentamento, mas acrescentou que as greves não devem ser exageradas porque travam o crescimento da economia.
16.58 A PSP fez um cordão de segurança para afastar o piquete de greve e permitir a saída de camiões do lixo, em Oeiras. [Youtube:xkBQVTLrWkc]
16.51 Manifestantes da CGTP e alguns ativistas do movimento Precários Inflexíveis envolveram-se numa troca de palavras junto ao Parlamento, quando os "precários" pretendiam passar pela "manif" da Intersindical com os seus cartazes.
16.46 Cerca de 150 manifestantes, entre os quais elementos da plataforma 15 outubro, desfilaram pela Av. Almirante Reis até ao Rossio, em Lisboa, atirando ovos às instalações das instituições bancárias por onde passavam.
15.40 A manifestação da CGTP começou pelas 15.10 a sair da praça do Rossio em direção à Assembleia da República [Imagem:5]
15.31 No Porto, a greve geral desta quinta-feira afetou sobretudo o setor dos transportes. [Brightcove:1524657544001]
15.03 A adesão à greve geral no distrito de Coimbra foi inferior à registada na paralisação de novembro de 2011, mas, segundo os sindicatos, a participação foi superior em serviços de escolas e hospitais e afetou também os transportes.
14.39 O Governo remeteu para o final do mês um balanço da greve geral nos serviços do Estado, mas sublinhou a "sensação" de que a esmagadora maioria dos portugueses entende que a paralisação não resolve os problemas do país.
14.30 O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, fez um primeiro balanço positivo da paralisação em curso por todo o país e que, considerou, "constitui já uma grande greve geral".
12.58 "Este é o momento correto para fazer a greve, porque o Governo vai apresentar uma proposta de alteração da lei laboral, que vai ser discutida, em princípio, no dia 28", disse o líder da CGTP, Arménio Carlos.
12.52 Ativistas do movimento Precários Inflexíveis invadiram, esta quinta-feira, um "call center" da Portugal Telecom no centro de Lisboa. [Youtube:5MtM2Zgj-Uw]
12.41 A imprensa europeia noticia, esta quinta-feira, a greve geral em Portugal, lembrando que é a segunda desde que Portugal pediu o resgate internacional, e destacam o impacto da paralisação sobre os transportes públicos. Veja o que dizem de nós lá fora. [Imagem:4]
12.38 Em Lisboa, Arménio Carlos foi visitar o piquete de greve no liceu D. Manuel e inteirou-se dos números da adesão na Educação, junto do secretário-geral da Fenprof, que o recebeu à chegada à escola. Mário Nogueira disse ao líder da CGTP que a adesão está "sensivelmente ao nível do ano passado", apurou o JN.
12.32 A greve geral convocada pela CGTP teve uma adesão "pouco significativa" e "aquém das expetativas" no distrito de Vila Real. Sindicato diz "medo e coação" e as "dificuldades económicas" afastaram pessoas do protesto.
12.16 O hospital distrital de Viana do Castelo a trabalhar a "meio gás", várias escolas de portas fechadas e a produção industrial paralisada nas maiores empresas são alguns dos efeitos da greve geral no alto Minho.
12.05 A greve geral encerrou duas repartições de Finanças em Viseu (Mortágua e Castro Daire). Várias escolas estão fechadas e no setor da saúde, em relação ao turno da manhã, 60 % dos enfermeiros e assistentes operacionais dos hospitais de Viseu aderiram à greve. A taxa foi mais alta na unidade de Tondela com uma taxa de 80%. O Tribunal de Viseu está a funcionar a meio gás.
11.53 Um dirigente sindical que integrava um piquete de greve foi detido pela GNR, esta quinta-feira, na estação ferroviária de Penafiel, alegadamente por tentar impedir a substituição de um trabalhador em greve, disse fonte sindical.
11.41 Cerca de metade dos funcionários judiciais está em greve, mas a adesão foi muito diferente consoante os tribunais, tendo Faro registado números altos e Santiago do Cacém baixos. Saiba quais as cidades mais afetadas.
11.32 A União de Sindicatos de Setúbal considera que a adesão à greve geral no distrito "está a superar algumas expectativas" e adianta que há setores, como a recolha de lixo, praticamente paralisados. [Imagem:3]
11.26 A adesão à greve geral nos serviços de recolha de lixo é total em quase todos os concelhos do país, com as exceções a situarem-se nas principais cidades, divulgou, esta quinta-feira, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local. Saiba quais as cidades mais afetadas.
11.17 Na Lisnave, a adesão à greve ronda os 75%, o que não esmoreceu Arménio Carlos. "Cerca de 90% dos trabalhadores da empresa são precários. A Autoridade para as Condições do Trabalho sabe disso há muito tempo", frisou o líder da CGTP.
11.09 O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo Caixa Geral de Depósitos, registou uma adesão à greve geral até agora acima dos 50%, com "particular incidência" na empresa líder, a CGD".
11.02 Pela primeira vez, os trabalhadores do "Call Center" da EDP, localizado em Seia, fizeram greve. Saiba mais, aqui.
10.59 A PSP registou, esta quinta-feira, dia de greve geral, um aumento de trânsito nos acessos à cidade de Lisboa, mantendo-se, às 10.45 horas, ainda resistente no Viaduto Duarte Pacheco e na Segunda Circular, junto ao bairro da Encarnação.
10.57 Último comboio da CP saiu de Sintra depois das 09.25 horas, apenas uns minutos após a hora indicada no horário dos serviços mínimos, embora não tenha sido realizado o que estava previsto às 08.40 horas. A viagem decorreu normalmente e o comboio chegou ao Rossio às 10.11 horas.
10.50 As ligações fluviais no rio Tejo não pararam por completo em dia de Greve Geral, algo que surpreendeu desde a empresa aos utentes, devido ao histórico de adesão às greves dos trabalhadores do Grupo Transtejo. Saiba mais, aqui.
10.42 Centro de Saúde do Barão de Nova Sintra, no Porto, a funcionar normalmente, sem sinais de qualquer adesão à greve geral.
10.35 Arménio Carlos fez a paragem obrigatória na fábrica da Auto Europa, em Palmela. A adesão à greve está longe de ser significativa, mas o novo secretário-geral da CGTP não esmoreceu, e incentivou os trabalhadores a manterem-se firmes no protesto.
10.25 O metro do Porto está com uma frequência de 30 minutos entre composições. Empresa diz que está a funcionar "dentro do previsto", ou seja, está a assegurar a cobertura geográfica das linhas que representam "80 por cento da procura habitual em dia útil".
10.12 Arménio Carlos fez a paragem obrigatória na fábrica da Auto Europa, em Palmela. A adesão à greve está longe de ser significativa, mas o novo secretário-geral da CGTP não esmoreceu, e incentivou os trabalhadores a manterem-se firmes no protesto.
10.01 O Metropolitano de Lisboa está fechado, sem nenhum comboio a circular, enquanto as ligações de barcos da Transtejo estão a funcionar desde as 6.15 horas, com exceção da Trafaria. Saiba mais, aqui.
9.45 Na estação Campanhã, não há ligações de comboio a S. Bento. As pessoas estão indignadas. Algumas desistem e optam por regressar a casa, porque temem ter mais problemas ao final do dia. [Imagem:2]
9.35 Greve no Hospital de Tondela registou adesão de 100% no turno da noite, no que diz respeito a enfermeiros e assistentes operacionais, de acordo com os dados já disponibilizados pela União dos Sindicatos de Viseu.
9.25 Primeiros números da greve, segundo a CGTP: Estaleiros Viana 100 %; Metro Porto 90%; Na STCP, dos 23 autocarros previstos nos serviços mínimos só saíram 18. Rodoviária Beira Litoral 90% de adesão.
9.20 Escola do Bonfim, no Porto, a funcionar normalmente. Há aulas, refeições e atividades extra-curriculares. O único inconveniente foi os alunos terem de esperar pelas 9 horas para entrarem na escola, conforme os professores foram chegando.
9.15 O Sindicato dos Trabalhadores da Indústrias Transformadoras, Energias e Actividades do Ambiente do Centro Norte vai apresentar queixa na Autoridade para as Condições do Trabalho contra a PSA Peugeot-Ctroen de Mangualde por entender que a empresa não respeitou a lei da greve.
9.05 "Estamos num processo de desgaste, o que se desgastar primeiro é o que perde", disse Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, quando questionado sobre a capacidade dos trabalhadores para aguentar tantas greves.
9.01 Escola Gonçalo Nunes, em Barcelos, não abriu portas esta quinta-feira, dia de greve geral. [Imagem:1]
Catarina Cruz, Cláudia Monteiro, Madalena Ferreira, Paulo Lourenço, Pedro Vila-Chã, Sandra Ferreira, com Agência Lusa
