Débora Lourenço, Vitoria Telles e Jordan Ozuna estão a caminho da Arábia Saudita, onde a liberdade de expressão feminina ainda é limitada. Georgina Rodriguez, que foi das primeiras a chegar, já faz a diferença.
Corpo do artigo
O mundo do futebol assiste a uma verdadeira revolução, com a contratação de craques das ligas europeias por clubes da Arábia Saudita. Futebolistas famosos rumam ao reino e com eles seguem as companheiras que, fiéis ao próprio estilo, consciente ou inconscientemente contribuem para o empoderamento das mulheres na península arábica, onde as autóctones ainda não podem, por exemplo, vestir-se como querem, limitadas pela Sharia, a lei islâmica.
Entre as mais mediáticas, Georgina Rodríguez instalou-se em Riade em janeiro, quando Cristiano Ronaldo foi oficializado pelo Al Nassr. As leis locais proíbem a coabitação entre duas pessoas de diferentes géneros que não tenham relação familiar, ou não sejam casadas, mas os dois podem partilhar o mesmo teto, pois, segundo advogados especialistas, “as autoridades começaram a fechar os olhos a essas situações nos últimos tempos”.
O brasileiro Alex Telles, que já jogou no F. C. Porto, reforça agora a equipa de CR7, sob comando de Luís Castro, e vai ter a companhia da mulher, Vitoria Telles, e da filha, Antonella.
Junto ao Mar Vermelho
No rival de Riade, o Al-Hilal, de Jorge Jesus, o também português Rúben Neves já marca golos. A noiva, Débora Lourenço, já esteve na Arábia Saudita, mas voltou a Portugal para preparar a mudança com os filhos, Margarida, Martim e Mateo. Tanto Vitoria como Débora gostam de acompanhar os jogos ao vivo, o que não deve mudar nos estádios que as aguardam, no território onde as mulheres locais continuam legalmente subordinadas ao homem.
De Madrid para Jeddah, ao serviço do Al Ittihad, de Nuno Espírito Santo, o francês Karim Benzema inicia uma nova vida com a atual companheira, Jordan Ozuna, que é mãe do seu quarto filho. A modelo dos EUA converteu-se ao islamismo, a religião do país árabe que a acolhe e também a de Benzema.
Jordan já se manifestou “ansiosa pela aventura e por conhecer realmente a cultura e a comida”, garantindo que as “regras de vestuário” não são um problema.
Ainda na cidade costeira junto ao mar Vermelho, a brasileira Larissa Pereira, mulher do ex-Liverpool Roberto Firmino, craque do Brasil que se transferiu para o Al-Ahli, parece adaptada ao novo estilo de vida num estado mais conservador do que estava habituada no Reino Unido. Com um vestido de manga comprida, chegado ao pescoço, mostrou-se à varanda da sua nova casa, rendida à paisagem.
E o Bahrein ali ao lado
Oriundo do poderoso Manchester City, o argelino Riyad Mahrez junta-se ao Al-Ahli, enquanto a mulher, Taylor Ward, ainda não sabe quando irá – primeiro quer ir ver casas, para que tudo esteja perfeito para se instalar com a filha em comum, Mila. Mesmo sabendo que, “culturalmente, será muito diferente”, assume estar “apenas ansiosa para saber como é”.
Devido às restrições vigentes na Arábia Saudita, segundo a imprensa internacional, os clubes apontam o Bahrein como opção para as famílias dos jogadores, não só pela proximidade, como ainda por oferecer restaurantes de qualidade, lojas de moda de luxo, e não proibir, por exemplo, bebidas alcoólicas.