
O Reino Unido saiu oficialmente da UE a 31 de janeiro
A emigração de portugueses para o Reino Unido estava em crescimento antes da pandemia covid-19 levar os governos europeus a imporem restrições à atividade económica e à circulação de pessoas, de acordo com estatísticas oficiais.
Corpo do artigo
Nos 12 meses até ao final de março, registaram-se na segurança social britânica 23.925 portugueses, mais 22% do que no mesmo período do ano passado, mostra o relatório trimestral do Ministério do Trabalho e Pensões. Portugal foi o terceiro país europeu com maior número de registos (+4.300), atrás da Espanha (+5.000) e Itália (+4.600). A inscrição na segurança social é um requisito para poder trabalhar e beneficiar do sistema de apoio social no Reino Unido, e um indicador usado para avaliar os fluxos demográficos para o país.
As inscrições de cidadãos da União Europeia aumentaram em 11.000 nos 12 meses até março deste ano, um aumento de 3% em relação ao ano anterior, apesar da diminuição nos registos de nacionais da Roménia (-6%) e da Polónia (-13%).
Leia mais em Bom Dia
