A capital francesa declarou guerra aos automóveis SUV e chama os habitantes a decidir, num referendo marcado para o início de fevereiro, se querem aplicar taxas de estacionamento mais caras a estes veículos na cidade.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Paris pretende expulsar do centro da cidade os veículos utilitários desportivos (os chamados SUV), aumentando as taxas de estacionamento para esse tipo de carros - por norma, mais altos, mais compridos e com mala maior - na capital francesa.
Os cidadãos parisienses votam a proposta num referendo local sobre "o lugar dos SUV na capital", marcado para o dia 4 de fevereiro, alguns meses depois de a cidade ter proibido, em setembro, o aluguer de scooters, também na sequência de uma votação. A ser aprovada, a medida não afetará residentes nem trabalhadores da cidade.
A tarifa proposta para o estacionamento dos SUV é o triplo da atual, podendo o valor chegar aos 18 euros por hora e 225 euros por dia, detalha a imprensa francesa. As novas taxas incidirão sobre automóveis a gasolina e a gasóleo, híbridos e híbridos plug-in de 1,6 toneladas ou mais, bem como sobre veículos elétricos de duas toneladas ou mais. Para determinar o peso de um carro, um sistema lê as matrículas, que estão relacionadas com o modelo e o peso das viaturas.
O objetivo principal da medida é reduzir o espaço público ocupado por estes veículos, de maior dimensão, mas a questão ambiental também é tida em conta. “A votação de 4 de fevereiro de 2024 é uma mensagem clara para os construtores automóveis. A sua corrida lucrativa para vender automóveis maiores, com maior consumo de combustível e mais caros é uma ameaça à transição ecológica”, justifica a autarquia de Paris, num comunicado sobre a medida.