A polícia vietnamita deteve 65 pessoas que transportavam 50 quilos de droga em tubos de pasta de dentes. Os suspeitos, que viajavam na companhia aérea "Vietnam Airlines", foram encontrados com substâncias ilegais nas malas quando se deslocavam de Paris para Ho Chi Minh.
Corpo do artigo
A droga estava camuflada em 327 tubos de pasta dos dentes. Os suspeitos defenderam que foram contratados para transportar 60 quilos de pasta dos dentes mas que desconheciam a presença de drogas, como ecstasy, cocaína e ketamina, no interior dos tubos.
De acordo com a imprensa vietnamita, os 65 suspeitos estão a ser investigados por várias acusações ligadas a compra, venda e transporte de droga. Segundo as autoridades, o grupo costuma "manipular" cidadãos vietnamitas a residir em França para levarem essas substâncias para o seu país. Assim que a droga chega aos aeroportos, os serviços de entrega transportam-na para Dong Nai e, posteriormente, há uma distribuição para vários outros locais.
Segundo a BBC, a quantidade de droga apreendida a caminho do Vietname nos últimos três meses já superou a quantidade apreendida nos últimos cinco anos.
Apesar de o tráfico ser punível, naquele país, com a pena de morte, a cidade de Ho Chi Minh continua a ser um dos maiores pontos de venda de droga, devido à proximidade do país vizinho, o Camboja.